O que é RAM de vídeo dedicada?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os computadores podem ter uma placa de vídeo dedicada com memória dedicada integrada (RAM) ou um sistema integrado (compartilhado), onde os componentes gráficos são parte do processador (CPU). Um sistema integrado usa uma parte da memória do sistema para os gráficos, o que reduz a disponibilidade de RAM para uso geral.

Memória Dedicada é a memória física do sistema que você designa a uma partição lógica que usa memória dedicada (daqui em diante denominada partição de memória dedicada ) e é reservada para uso pela partição de memória dedicada até que você remova a memória da partição de memória dedicada ou exclua a partição de memória ...

A VRAM é a memória de placas de vídeo e tem função similar à da memória RAM, ou seja, é responsável por processar informações durante a execução de programas. No caso da VRAM, é usado para processar gráficos da placa de vídeo.

A memória dedicada consiste em uma quantidade de VRAM que é usada exclusivamente pela GPU. Ela é fornecida em placas de vídeo cuja GPU ocupa todo o chip, ou seja, não está integrada à CPU. Quanto mais avançado é o chip gráfico, maior tende a ser a sua quantidade de memória dedicada, o que favorece o desempenho.

Em essência, a principal diferença entre RAM e VRAM é para que cada um é usado. Quando seu computador tem dificuldade em manter processos em sua memória, isso é um problema de RAM; quando seu computador não tem espaço para lidar com configurações intensas de exibição, isso é um problema de VRAM.

4 – Dedique VRAM
Por fim, se você tiver uma quantidade generosa de memória RAM, como 16GB ou mais, uma boa pedida pode ser dedicar de forma fixa uma parte dessa memória para o chip gráfico. Para isso, é preciso entrar na BIOS e desabilitar o UMA (Unified Memmory Access) para uma configuração dedicada.

Não há como predefinir seu VRAM a um valor específico, você só pode limitar a memória máxima que ele pode levar. A Unidade de processamento de gráficos (GPU) não tem memória dedicada; ele usa a memória compartilhada que será alocada automaticamente dependendo de vários fatores.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias. A menos que você costuma executar vários aplicativos que usam muita memória de cada vez, portanto, 32GB de RAM é provavelmente um desperdício.

Os mais importantes são o número de unidades de processamento gráfico — núcleos CUDA em modelos Nvidia, stream processors em placas AMD — e a quantidade de memória. Quanto mais desses itens a placa de vídeo tem, maior é a sua capacidade gráfica. A contrapartida são os preços proporcionalmente mais elevados.

No Windows, não é possível dedicar ou aumentar a memória RAM para vídeo diretamente, pois essa configuração é gerenciada pela BIOS e pelo próprio hardware do sistema.

Se você quiser exigir muito da sua máquina com jogos, processamento de imagens e vídeos, projetos 3D ou um PC para stream, a placa de vídeo dedicada é mais do que necessária. Agora, quem vai realizar tarefas básicas, como estudos ou a-ssistir filmes, pode ser feliz com a GPU integrada.

– Quem usa Windows precisa acessar o gerenciador de tarefas — basta apertar Ctrl+Alt+Del — e clicar na aba ” Desempenho “. Nela, você encontrará vários menus. Um deles é a GPU, a placa de vídeo. Nessa tela, será possível identificar se sua placa é dedicada ou integrada.

O gigabyte serve para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer, como a memória RAM. Quanto maior o número de gigas de um aparelho, maior será sua capacidade de armazenamento. Tanto a memória interna quanto a memória RAM usam o gigabyte como medição.