O que é psicopedagogia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Segundo Silvana Martines e Silvia Felizardo a psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia.

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

O psicopedagogo auxilia pessoas e instituições de ensino em questões relacionadas a processos de ensino-aprendizagem. Seu papel é analisar os fatores que interferem na aprendizagem de uma pessoa e ajudar a solucionar esses problemas.

A Psicopedagogia Clínica tem como foco diagnosticar e trabalhar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem. Dá-se na relação entre um sujeito com sua história vital (pessoal) e sua modalidade de aprendizagem. Verificar como o sujeito aprende, suas estratégias de aprendizagem, porquês, dúvidas e anseios.

A psicopedagogia atua a partir de dois enfoques: a psicopedagogia institucional, que trabalha de maneira preventiva em escolas, empresas e demais instituições. E a psicopedagogia clínica, que está focada no tratamento individual em consultórios ou hospitais.

A psicopedagogia é o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento. Pedagogia é um profissional para a educação infantil no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. Psicopedagogia é um profissional que vai auxiliar nas dificuldades escolares nos processos do aprendizado.

Salários do cargo de Psicopedagogo – Brasil
A média salarial de Psicopedagogo é de R$ 3.154 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Psicopedagogo em Brasil é de R$ 120, variando entre R$ 120 e R$ 120.

Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação.

É preciso levar em consideração que o psicopedagogo em sua função pode estar desenvolvendo trabalhos hospitalares, clínicos, escolares e também, empresariais, trabalhando com observação, terapias, tratamentos clínicos, e orientando professores, onde seu foco principal é a aprendizagem do ser humano.

A psicopedagoga estuda o processo de aprendizado do ser humano, identificando quais dificuldades existem na assimilação do conteúdo e como intervir para auxiliar.

Assim, qualquer profissional com formação completa em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia ou Licenciatura pode investir na capacitação e tornasse-se especialista na área.

4 anos

O curso de Psicopedagogia é uma graduação com duração mínima de 4 anos que visa formar psicopedagogos para atuar no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver visão crítica da sociedade.

O diagnóstico psicopedagógico clínico é um processo que procura investigar o que está causando as dificuldades de aprendizagem do sujeito. Ele busca avaliar o sujeito em toda as suas dimensões para compreender os fatores que estão atrapalhando a aprendizagem.

Além disso, o profissional pode estender sua abrangência para a clínica. Isso mesmo. O psicopedagogo trabalha tanto com a abordagem na sala de aula quanto clinicamente, tamanha a importância de suas ações sobre o processo de evolução dos alunos ou pacientes.

A Psicopedagogia ajuda o profissional a entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Não basta ser bem intencionado ou ter um bom coração em relação aos alunos com deficiência. É preciso ser capaz de entender como se dá o processo de aprendizagem desses alunos.

O psicopedagogo atuando na educação infantil se propõe trabalhar com brincadeiras dinâmicas na instituição e com a formação de professores orientando e auxiliando na organização das atividades e, consequentemente no processo ensino aprendizagem dos alunos.