O que é proatividade?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930.

O que é proatividade? Em linhas gerais, a proatividade é a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas de maneira autônoma e antecipada. Ou seja: uma pessoa proativa é aquela que tem a capacidade de olhar os processos e enxergar formas de melhorá-los – ainda que ninguém tenha apontado um caminho.

O que é proatividade? Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas, o que confere vantagens para sua equipe e empresa.

Agir com proatividade no ambiente de trabalho vai além de pensar em problemas que estão fora do seu alcance: também tem relação direta com a forma como você age no dia a dia, desde a formatação do seu ambiente profissional até suas listas de atividades e tarefas.

A seguir, listamos algumas dicas práticas para que você desenvolva sua proatividade e já comece a alcançar excelentes resultados.

  1. Crie cronogramas e listas. Se pretende desenvolver suas habilidades, antes você precisa trabalhar a organização. ...
  2. Pratique a disciplina. ...
  3. Faça uma coisa de cada vez. ...
  4. Elimine dispersões.

Para ser proativo, é necessário sentir liberdade para pensar, falar e agir. Por isso, faça sua equipe perceber que você é uma pessoa acessível, que valoriza a opinião de seus subordinados. Também é importante transmitir confiança no profissional, para ele se sentir seguro para agir e buscar soluções por conta própria.

Pessoas proativas antecedem as ações por terem visão futura, conhecerem a cultura organizacional, assim consegue ter atitude de líder e exercer mais autonomia na sua rotina de trabalho e consegue coordenar as ações individuais com maior desempenho.

Isso significa um comportamento que antecipa possíveis problemas e conflitos e traz soluções antes mesmo que se estendam. Com isso em mente, reunimos algumas dicas que podem ajudar a alcançar uma liderança proativa.

Uma pessoa proativa é aquela que está sempre pronta a resolver problemas e assumir a responsabilidade sobre suas ações. Uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, por exemplo.

Pessoas reativas são meras receptoras de informação, já as proativas questionam e criam suas próprias interpretações sobre o fato. Assim é inevitável que proativos façam parte da solução e reativos tragam os problemas.

Conheça o escopo do seu trabalho e quais as evidências de sucesso no seu papel; Conheça os seus limites e saiba com clareza até onde você pode ir; Não pare de buscar novas ideias e soluções; Coloque ação na sua rotina (ou a proatividade não vai sair do plano das ideias).

Proatividade
Sabe aquele tipo de indivíduo que, geralmente, toma a iniciativa na hora de fazer as coisas e não espera que ninguém o dê ordens para realizar aquilo que deve ser feito? Pessoas assim são consideradas proativas — e essa característica se repete na maioria dos profissionais de sucesso.

O oposto da proatividade. Um comportamento reativo, ao contrário do proativo, não possui uma qualidade positiva, pois indica alguém que não se preocupa antecipadamente com os problemas ou que deixa as situações sem resolução.

O termo proatividade etimologicamente falando
Temos então “pro”, que significa “avançar” e “atividade”, esse originário do latim “activitas” e que tem o significado de algo como ir atrás dos objetivos.

O perfil proativo é aquele que se mostra cheio de iniciativa, sempre disposto a antecipar os problemas e soluções. Já o profissional reativo toma uma atitude depois que uma situação ou ocorrência aconteceu.