O que é portabilidade?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Nas telecomunicações, portabilidade é o termo que define a capacidade de um utilizador mudar de operador telefónico e continuar a usar o mesmo número de telefone. Os processos de portabilidade são tipicamente divididos em LNP, quando o número pertence a uma rede fixa, e FMNP, para redes móveis.

O que é A portabilidade de salário é o direito de escolher em que banco você quer receber seu salário, independente da opção feita pelo empregador. Agora ficou mais simples para você solicitar a transferência de seus recursos para o banco de sua preferência, como no modelo de portabilidade telefônica.

A portabilidade bancária nada mais é do que a migração de um cliente de um banco para outro. Isso pode ser feito para transferir dívidas, conta salário ou outros serviços contratados. Normalmente, a pessoa faz isso porque está em busca de vantagens que não tem na instituição com a qual está se relacionando no momento.

A portabilidade funciona como uma compra de dívida. Ao levar seu empréstimo para um outro banco, ele paga seu contrato com a antiga instituição e faz um novo. Assim, você não irá dever nada ao banco anterior e este novo contrato estará com as condições acordadas entre você e a nova instituição.

A portabilidade de salário funciona da mesma forma que uma TED: o dinheiro sai de uma conta e vai para outra, de forma imediata. Com ela, a conta salário continua existindo, mas os depósitos de salário são enviados automaticamente para a conta de destino.

Quem pode fazer portabilidade? Qualquer pessoa que seja titular de um número de telefone fixo ou celular pode fazer o pedido de portabilidade numérica de uma operadora de telefonia para outra. O pedido deve ser feito para a operadora que você quer migrar e não para a sua atual.

Quem pode fazer a portabilidade? A portabilidade por carência só pode ser realizada pelo consumidor que esteja há pelo menos 2 anos no plano de origem e em dia com o pagamento da mensalidade.

Você pode escolher o banco onde vai fazer a portabilidade de salário: Banco Itaú Banco Bradesco. Banco do Brasil.

30 dias

Quanto tempo dura a portabilidade bancária? O tempo de duração de uma portabilidade bancária pode variar de acordo com a instituição financeira e com as suas escolhas. Normalmente, o processo leva de 5 a 30 dias úteis. Se você deseja transferir apenas o seu salário, o prazo é de 5 dias úteis.

O que pode impedir a portabilidade de salário? Em tese não há nenhum impedimento para realizar a portabilidade de salário, mesmo nos casos de portabilidade de salário com dívida. Isso porque a portabilidade de salário é um direito do trabalhador.

Preciso cancelar ou alterar meu plano para fazer portabilidade? Não. A portabilidade numérica cancela automaticamente seu plano com a operadora antiga, independente se é pré-pago, pós-pago ou controle. A solicitação deve ser feita diretamente com a operadora de destino.

O usuário fica limitado, entretanto, ao tipo de serviço que utiliza, ou seja, só é possível pedir portabilidade de fixo para fixo, ou de celular para celular. Por outro lado, é possível pedir portabilidade quando quiser e quantas vezes forem necessárias.

Confira as dicas da Proteste - Associação de Consumidores para mudar de plano sem dores de cabeça.

  1. Portabilidade normal. ...
  2. Portabilidade especial. ...
  3. Requisitos para fazer a portabilidade normal. ...
  4. Requisitos para fazer a portabilidade especial. ...
  5. Planos antigos.

Desvantagens. Cobranças de taxas e tarifas: em alguns casos, a nova instituição financeira pode cobrar taxas e tarifas para realizar a portabilidade, o que pode aumentar os custos da operação.

Fazer a portabilidade entre operadoras é muito simples. O cliente não precisa nem conversar na sua antiga operadora: basta ir até a loja da nova, confirmar seus dados e esperar um prazo máximo de 3 dias para que o número seja portado.

Sendo assim, o primeiro passo para saber se a portabilidade de consignado foi feita é conferir o processo de averbação. Por outro lado, o interessado também pode acompanhar o andamento do procedimento junto aos canais oficiais da instituição escolhida.