O que é poesia e imagem?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Um poema imagem é aquele que não fala com o leitor somente através de palavras, mas também de alguma forma especifica ou imagem que as palavras criam. Décio Pignatari foi um autor importante na história da Arte Concreta brasileira.

Poesia visual é uma expressão poética informal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, sua estrutura forma imagens. Essa imagens completam o sentido do poema, dando maior expressividade e podendo combinar-se com outras linguagens artísticas.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

O concretismo é um movimento artístico brasileiro que se inspirou na arte abstrata da Europa do século XX e que teve na poesia a sua maior expressão. A poesia concretista propõe a abolição do verso tradicional e inclui o elemento visual: para o poeta concreto, além de palavra e som, a poesia é também imagem.

A palavra “poesia” tem origem grega e significa “criação“. É a arte de escrever em versos. Com a poesia expressamos nossas emoções e sentimentos, como amor, amizade, saudade, e também nossos pensamentos. Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

A poesia permite uma multiplicidade de sentidos ao utilizar-se de figuras de linguagem como metáfora, ironia e paradoxo, por exemplo. Ela pode expressar ideias, pensamentos e emoções, além de provocar reflexão. O conteúdo poético está cercado de mistério, já que não é claro, mas sugestivo e conotativo.

Tipos de poema

  • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
  • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
  • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Ou seja, poesia é tudo o que utiliza recursos especiais para expressar significados. Estes recursos podem ser sentimentos, ritmos, rimas, aliteração e metáforas, cores, sons e por aí vai!

Origem da Poesia
A poesia é uma das artes de escrita mais antigas do mundo. Por isso, há registros de poemas em hieróglifos egípcios 25 séculos antes de Cristo. Ou seja, desde os primórdios de culturas que já tinham seu método de escrita se interessavam pela beleza das palavras.

Imagem e palavra: Cinco poesias do Concretismo

  • Augusto de Campos: dias dias dias, 1953.
  • Décio Pignatari: beba coca-cola, 1957.
  • Augusto de Campos: tudo está dito, 1974.
  • Haroldo de Campos: cristal, 1958.

A pintura concreta não é abstrata, porque nada é mais concreto, mais real que uma linha, uma cor, uma superfície. A intenção do concretismo, portanto, era se distanciar de qualquer representação do mundo.

O poema é um texto literário escrito em versos.