O que é palavra encontro vocálico?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato. Os encontros vocálicos podem ser classificados como ditongo, tritongo ou hiato.

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).

Quando duas ou mais vogais aparecem juntas em uma palavra, elas formam um ENCONTRO VOCÁLICO. Veja os exemplos: pai mamãe moeda titia Paraguai noite beijo Os encontros vocálicos são classificados em: ditongo, tritongo e hiato.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

O encontro vocálico é a sequência de sons de duas (ou mais) vogais em uma mesma palavra. Esses sons vocálicos podem estar na mesma sílaba ou não, contanto que não haja nenhum som de consoante entre eles. Entre as letras que podem representar os sons vocálicos, temos: “A”, “E”, “I”, “O” e “U”.

4 resposta(s) Ditongo é o encontro vocálico, numa única sílaba, de uma semivogal + vogal (ditongo crescente) ou vogal + semivogal (ditongo decrescente). A palavra 'coração' se divide em três sílabas: co – ra – ção. Portanto, o ditongo está na sílaba 'ção', pois há o encontro de A e de O.

Tome como exemplo a palavra saudade. O termo é dividido em três sílabas: sau – da - de Na primeira sílaba, a vocal de destaque é o a. ela é “a vogal”, pois representa o núcleo, o outro fonema vocálico “u” é a semivogal, pois não apresenta a mesma força. Também são exemplos: história, biscoito, andei.

Quanto a baleia, temos um ditongo, [ej] ou [ɐj], na segunda sílaba (“ba-lei-a”).

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Encontro vocálico é um grupo de duas ou mais vogais que aparecem juntas numa mesma palavra.

ENCONTROS VOCÁLICOS – É O ENCONTRO DE DUAS VOGAIS OU SEMIVOGAIS, SEM CONSOANTES ENTRE ELAS.

frequente (sequência vocálica –uen) saguão (sequência vocálica –uão) rainha (sequência vocálica –ai)

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Ditongo decrescente
Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.