O que é outubro rosa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização do câncer de mama, idealizado para disseminar a informação sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. A campanha nasceu em 1990, em Nova York, quando a Fundação Susan G.

Frases de Outubro Rosa para lutarmos juntas contra o câncer de mama. Seu corpo é seu abrigo, por isso não deixe de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama. Que a sua vida seja sempre alegre, saudável e rosa.

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).

laço cor-de-rosa

Hoje, o laço cor-de-rosa é um símbolo conhecido globalmente, que pode ser visto adornando de peças de roupas a grandes campanhas publicitárias de conscientização ao longo do ano todo, mas, principalmente, em outubro. Por isso, chamamos este mês de outubro rosa.

O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade em que há evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama e na qual o balanço entre benefícios e danos à saúde dessa prática é mais favorável.

O objetivo da campanha Outubro Rosa é principalmente a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção do câncer de mama. O principal foco das ações realizadas são as mulheres, para que conheçam essa doença, saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la.

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Já chegamos no ano de 300 a.C.; Hipócrates identifica o tumor na rainha como Karkinos em grego ou ´´caranguejo`` pois o tumor e os vasos sanguíneos a seu redor lembram um caranguejo com as patas espalhadas na areia.

Quais são os 7 tipos de câncer de mama?

  1. Carcinoma ductal in situ. O carcinoma ductal in situ, também chamado de câncer não invasivo, representa 20% dos casos de câncer de mama. ...
  2. Câncer de mama invasivo. ...
  3. Câncer de mama triplo negativo. ...
  4. Câncer de mama inflamatório. ...
  5. Doença de Paget. ...
  6. Angiossarcoma. ...
  7. Tumor Filoide.

Aproveite para se inspirar!

  1. Disponibilização de exame. Como já explicamos, a detecção precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento da doença. ...
  2. Ação personalizada. ...
  3. Inclusão de outros públicos. ...
  4. Foco na sociedade. ...
  5. Doações de cabelo e adereços.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

Câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, fígado, pulmão e cérebro são os tipos mais mortais de câncer no mundo, de acordo com estudo do Global Cancer Observatory e da International Agency for Research on Cancer. A sobrevivência por cinco anos após o diagnóstico é considerada o indicador de letalidade.