O que é o símbolo do dente?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura. Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo sua lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo.

Bastão de Esculápio

O significado do símbolo da Odontologia
A profissão é representada pelo caduceu de Esculápio dentro de um círculo. Caduceu significa bastão ou cajado, e Esculápio era o deus da Medicina e da cura. O Bastão de Esculápio é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo, no sentido da esquerda para a direita.

O CADUCEU. O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.

bastão de Asclépio

O símbolo da medicina consiste em um bastão com uma serpente em volta, em espiral, conhecido como bastão de Asclépio. Asclépio é considerado o deus da medicina desde a antiguidade e seu culto teve início na Grécia, de onde se espalhou por toda a Europa.

cobra

Por que o símbolo da Odontologia é uma cobra? O símbolo foi insipirado na lenda grega de Esculápio. Segundo a lenda, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e foi aprendiz do centauro Qíron. Talentoso, aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre.

Ainda de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o símbolo de Asclépio tem no bastão a interpretação como reinado do espírito sobre o corpo; e a serpente tem o sentido de renovação (pela troca de pele), adivinhação (segundo a antiga crença) e morte ou remédio (após atenuado o veneno).

Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é emblemático de pensamentos elevados.

É o cetro de Hermes, deus da alquimia. Recebido de Apolo em troca de uma lira de sua invenção, o caduceu é formado por uma vareta de ouro rodeada por duas serpentes.

Ou seja, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o “dentista” da época. Segundo a lenda, certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo Esculápio matou-a com seu cajado.

A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.