O que é o sedentarismo e como evitar?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, considerando pessoas entre 18 a 60 anos. O sedentarismo é uma das causas de diversas doenças, que podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida.

O sedentarismo não é apenas caracterizado pela falta de atividade física, mas também pela falta de atividades simples do dia a dia, como a caminhada até o trabalho, cumprimento de tarefas domésticas, passeios no parque e afins.

Para evitar o sedentarismo, o recomendável é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao menos três vezes na semana. É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas.

Veja alguns problemas causados pelo sedentarismo

  • Doenças cardiovasculares. O coração é o órgão do corpo humano que mais sofre com uma rotina sedentária. ...
  • Diabetes. A ausência de gasto energético, vez ou outra, incide sobre o acúmulo de gordura corporal. ...
  • Obesidade. ...
  • Problemas ósseos. ...
  • Prejuízo ao sono.

O sedentarismo é caracterizado pela falta ou diminuição das atividade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sedentarismo é considerado o mal do século e um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

3 passos para sair do sedentarismo e se apaixonar por um esporte

  1. Encontre uma motivação pessoal. Vale ser uma ideia mais geral, como melhorar a saúde, ou mesmo um foco específico (que tal concluir uma prova de 5K?). ...
  2. Escolha uma atividade prazerosa. Não curte academia? ...
  3. Comemore os sucesso.

Comece com uma série de movimentos rápidos e repetitivos, como burpees, polichinelos e correr no mesmo lugar. Uma dica é começar com loops mais curtos, de 5 a 8 minutos, com períodos de descanso de 30 segundos entre eles. Os exercícios podem ser praticados por cerca de 40 minutos. Faça parte da melhor academia em BH!

É possível tratar o sedentarismo? O sedentarismo não é uma doença. Ele não tem um tratamento, mas é importante que seja combatido. Isso é feito por meio da prática regular de exercícios e atividades físicas.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  • Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  • Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  • Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  • Nível 4: o estágio mais grave.

Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, isto é, sem fazer exercícios físicos. Por mais que ela faça algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, ela não dedica um período a praticar alguma modalidade esportiva ou treino em geral.

A maioria dos malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos: aumento de peso, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, entre outros.

A inatividade física está associada a vários tipos de câncer, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outros. Porém, a cada ano, a ciência descobre mais benefícios da atividade física para a saúde física e mental.

Uma vida sedentária leva a pessoa a um maior risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal crônica, cardiopatia e até problema de visão. O sedentarismo também é muito associado a diabetes e à obesidade, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.

Pessoas sedentárias e que não cuidam da alimentação têm grandes chances de se tornarem obesas, o que ocasiona inúmeros problemas de saúde, como hipertensão, infarto, diabetes, câncer, depressão, entre outros. prevenir o quadro, fortalecendo ossos e músculos.

reduz os níveis de triglicerídeos, colesterol, glicose, entre outros.