Quem é sedentário pode fazer academia?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Mesmo para os sedentários a musculação é uma atividade física super indicada. Seja para ganhar massa magra, perder peso ou apenas sair da “inércia”. Realizar exercícios periodicamente é algo fundamental para a saúde do nosso corpo.

Para sair do sedentarismo é fundamental que você escolha uma atividade física que goste e tenha prazer em realiza-la. Desta forma, as chances de você se manter motivado a continuar treinando são muito maiores.

DICAS PARA SEDENTÁRIOS QUE DESEJAM COMEÇAR A MALHAR

  1. Dicas para sedentários. Segundo Mônica Marques, Diretora Técnica da Cia Athletica, o principal objetivo a ser alcançado é o bem-estar. ...
  2. Avaliação física é importante. ...
  3. Treino adequado. ...
  4. Motivação. ...
  5. Estabeleça metas realistas. ...
  6. Mude sua rotina alimentar.

Aeróbico. Comece com uma sequência de movimentos rápidos e repetidos, como polichinelos, burpees e corridas no lugar. Uma dica é iniciar com circuitos mais curtos, de 5 a 8 minutos, com descanso de 30 segundos entre eles. Os exercícios podem ser praticados por cerca de 40 minutos.

Quanto minutos de exercício para sair do sedentarismo? Principais recomendações. Os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de exercício de intensidade forte, ou alguma combinação equivalente todas as semanas.

Para a OMS, o indivíduo ativo regular é aquele que pratica 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 de atividade intensa. Já o sedentário é aquele que não faz atividade física ou esporte.

A ausência de uma prática regular de atividade física leva ao sedentarismo. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa, entre 18 e 60 anos, é considerada sedentária é aquela que tem uma prática de atividade física leve inferior a 150 minutos por semana.

Tem idade para fazer musculação? Além de querer saber com quantos pode fazer academia, muitos também querem saber sobre a musculação. Essa atividade pode ser liberada a partir dos 9 anos, principalmente, porque nesta fase a musculatura já se mostra mais madura para a prática de atividades físicas desta natureza.

Se você não tem acesso à academia, pode apostar em exercícios para fazer em casa, como flexão de braço, agachamento, elevação de quadril e prancha. No entanto, é importante ter muito cuidado com a execução dos movimentos para evitar lesões.

De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana.

A frequência ideal para treinos de musculação pode variar de acordo com os objetivos individuais e a disponibilidade de tempo. No entanto, é recomendado realizar pelo menos duas sessões por semana para obter benefícios significativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Sair do sedentarismo, na teoria, é algo simples, já que, para isso, basta fazer exercícios. Mas na prática pode ser bem mais difícil. O primeiro passo é entender porque ser sedentário é tão perigoso e saber se você está, ou não, nessa situação.

Basta dividir 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada, que pode ser caminhada, corrida, natação, vôlei, basquete, andar de bike, ou começar a se exercitar em uma academia, conciliando exercícios aeróbicos com musculação, por exemplo.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

Uma vida sedentária leva a pessoa a um maior risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal crônica, cardiopatia e até problema de visão. O sedentarismo também é muito associado a diabetes e à obesidade, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.