O que é o PIX infinito?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

O Pix Infinito é um software de segurança financeira avançado, que ajuda a monitorar e prevenir atividades fraudulentas, operações financeiras, usando tecnologia de ponta de análise de dados e inteligência artificial.

Para fazer a consulta e solicitar o saque, basta acessar "valoresareceber.bcb.gov.br/publico" e informar o número do seu CPF ou CNPJ da sua empresa. Após visualizar o valor exato a receber, o cidadão deve fazer login com sua conta gov.br e escolher uma chave Pix, meio pelo qual será feita a devolução.

Banco Central do Brasil

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, sistema de pagamentos começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto "Programa Resgate Social 2023".

O funcionamento do Pix é baseado, principalmente, no uso de meios digitais para a realização de transferências. Um pagamento via Pix, portanto, costuma ser feito com o apoio da internet — como no internet banking em site ou aplicativo. Na hora de enviar recursos, é preciso ter a chave da conta de destino.

Para fazer a consulta e solicitar o saque, basta acessar ” valoresareceber.bcb.gov.br/publico ” e informar o número do seu CPF ou CNPJ da sua empresa.

Circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens serviços que prometem consulta de valores a receber de "dinheiro esquecido", pelo Banco Central do Brasil. No entanto, essas mensagens sugerem links diferentes do único recomendado pelo BC. É #FAKE. O Banco Central esclarece que as mensagens são falsas.

Relembre tudo o que se sabe sobre a questão e o que o ex-mandatário já disse a respeito. Como Bolsonaro recebeu o dinheiro? Os dados do Coaf mostram que, entre 1º de janeiro e 4 de julho, Bolsonaro recebeu mais de 769 mil transações por meio do Pix que totalizaram R$ 17.196.005,80.

O Pix se tornou a forma de pagamento favorita entre os brasileiros, já que é rápida, prática e gratuita. Quando o Banco Central criou o Pix, a ideia era justamente torná-lo o mais acessível possível e sem cobranças de taxas.

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Outra mudança no Pix em 2023 é que os bancos poderão escolher se querem oferecer a customização do horário noturno alternativo. O horário padrão é das 20h às 6h, mas as instituições poderão oferecer aos clientes a possibilidade de alterar para a faixa entre 22h e 6h.

Consumidor que receber mais de 30 pagamentos no mês em uma única conta pode ser enquadrado como comerciante e, por consequência, ser tarifa no Pix.

Recebi um PIX errado. Devo devolver? De acordo com o consultor do Banco Central, a resposta é "imediatamente". O PIX possui um botão "devolver", que permite a rápida restituição de um valor recebido erroneamente.

Atualmente, ela é patrocinadora oficial do Avaí, Corinthians, Flamengo, Juventude, Santos, Vasco da Gama e muitos outros clubes. A empresa foi fundada em 2020 por um empresário brasileiro, o paraibano Ernildo Júnior Farias. Ele aproveitou a lei 13.756/2018, que liberou as apostas esportivas online no Brasil.

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer ou receber Pix gratuitamente no banco. A Caixa Econômica Federal decidiu suspender a cobrança pelas transferências PIX realizadas por pessoas jurídicas, que começaria em 19 de julho.

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que no limite de 5 chaves por conta de pessoa física e 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Esse é o único tipo de chave do Pix que não permite portabilidade.