O que é o método Loomis?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

No Método Loomis, o artista usa uma grade geométrica para representar as proporções do rosto de qualquer ângulo com precisão.

Loomis é uma vila localizada no estado americano da Califórnia, no condado de Placer. Foi incorporada em 17 de dezembro de 1984. Localização de Loomis no condado de Placer.

Basicamente, você precisa fazer um traço logo abaixo do queixo e outro um pouco atrás do maxilar, logo abaixo de onde estaria a orelha. Feito isso, você terá um pescoço e uma cabeça, prontos para receber seus adereços (nariz, olhos, boca, orelhas, cabelo, marcas e rugas).

Para desenhar pessoas de forma realista, é fundamental conhecer e entender as proporções do rosto, como a distância entre os olhos e a boca, o tamanho e altura do nariz, a largura e formato da face, etc. Quanto mais proporcional estiver o desenho, mais realista e parecido com uma fotografia ele vai ser.

Faça traços para delimitar a altura e largura dos olhos, nariz, boca e orelhas. Faça um esboço para os olhos, nariz, boca, orelhas e sobrancelhas. Adicione o cabelo e o pescoço. Desenhe os detalhes mais delicados do rosto com o lápis bem afiado.

Desenhar o rosto de pessoas pode indicar o seu humor. Se você desenha o rosto de uma pessoa feliz, pode indicar que você está animado e disposto. Mas se você desenha pessoas fazendo caretas, por exemplo, pode querer dizer que você está vendo o pior nas pessoas e vive desconfiado.

Comece pelo básico
Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc. Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

Vire seu pincel de maquiagem de cabeça para baixo e posicione ele verticalmente contra a lateral do seu nariz. Vá empurrando o pincel até que ele toque sua sobrancelha — esse ponto é onde sua sobrancelha deve começar! Usando um lápis de sobrancelha, desenhe uma linha vertical para marcar este ponto.

O esboço ou sketch é um desenho feito rapidamente, à mão livre e sem muitos acabamentos e detalhes. Este tipo de trabalho normalmente serve para estudos preliminares, para registrar algo que o artista está observando ou para desenvolver uma ideia.

Para aprender a desenhar de forma realista, é melhor começar com suas próprias observações da realidade. Observar o modelo que se pretende desenhar permitirá desenhar personagens, flores ou animais, respeitando as proporções corretas de cada forma.

5 etapas simples para desenhar animes

  1. Etapa 1: crie a estrutura básica do rosto.
  2. Etapa 2: adicione traços faciais.
  3. Etapa 3: desenhe o cabelo.
  4. Etapa 4: adicione o corpo.
  5. Etapa 5: adicione os detalhes e faça a arte-final do desenho.

Comece no ponto mais largo do lado esquerdo ou direito do círculo. Desenhe uma linha levemente angulada na direção da linha vertical do meio da forma geométrica. Continue até chegar à linha do nariz e, em seguida, à do queixo. Por último, repita o processo do outro lado até completar o rosto.

O desenho, em contexto de avaliação ou de intervenção psicológica, assume um valor e uma importância que transcendem a mera revelação dos dotes artísticos da criança. O desenho é para o psicólogo um instrumento muito útil na sua prática clínica, quer se trate de avaliação, seleção ou intervenção psicológica.

Sanguínea se refere a desenhos feitos com giz, também denominado sanguíneo, de uma cor marrom-avermelhada semelhante à terracota, mistura de caulim e hematita, e assim chamado porque se assemelha à cor de sangue seco.

Triângulos. As formas triangulares são normalmente associadas à movimento e dinamismo, uma vez que suas extremidades guiam nossos olhares para a direção que eles apontam.

Com o método certo e um pouco de prática todo mundo pode desenvolver a habilidade de desenhar. Não é algo mágico ou raro como todos imaginam. Você só precisa dar uma chance para si mesmo e tentar. O começo pode ser intimidante e desafiador, mas isso faz parte de todo processo de aprendizado.