Quais são os 4 tipos de desenhos?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O desenho artístico pode ser dividido em quatro tipos de desenhos: Desenho de memorização, desenho criativo, desenho de observação e desenho livre.

Alguns tipos de desenho artístico podem ser realistas, como o retrato, ou longe da realidade, como caricaturas, ou mesmo surrealistas ou abstratos.

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Também pode ser chamado de desenho abstrato, já que representa uma figuração, uma representação outra do mundo real. Nesse caso, o desenho pode ser classificado em duas formas bem distintas: o dirigido ou o livre.

Assim, temos gêneros como pintura, escultura, gravura, cinema, fotografia, arquitetura e design.

Etapas de um desenho

  1. Esboço linear volumétrico. É muito comum o desenhista iniciante ficar ansioso querendo ver o resultado final. ...
  2. Desenho linear dos detalhes. Finalizada a etapa do desenho volumétrico você poderá fazer os detalhes necessários. ...
  3. Acabamento final.

Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.

Desenho: 4 dicas para descobrir o seu estilo

  1. Pratique. A prática não leva a perfeição, mas leva a descobrimentos incríveis e muito progresso, mas não pense que praticar do dia para noite vai mostrar o melhor que você pode fazer. ...
  2. Nunca deixe de se inspirar. ...
  3. Não fique preso a um material. ...
  4. Tenha paciência.

Os desenhos realistas, como o nome sugere, costumam transmitir a sensação de realidade no observador, dando a impressão que a obra é, de fato, uma representação fotográfica. Isso acontece porque o desenho realista é uma arte que visa reproduzir, da forma mais fiel possível, uma imagem real de pessoas ou objetos.

O desenho artístico é a criação de uma figura representativa ou abstrata que é usada como uma forma de expressão gráfica. O conceito pode referir-se ao próprio gráfico ou à disciplina que permite seu desenvolvimento.

Desenho ilustrativo ou simplesmente, Ilustração, é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto.

É quando o desenho depende apenas da imaginação do autor. Isto é, tudo surge somente a partir da criatividade de quem desenha, não sendo necessária a representação de nenhuma realidade pré-existente.

Para entender o conceito de vista em desenho técnico, precisamos falar rapidamente sobre três elementos: o objeto, o observador e o plano de projeção.

Quais sejam: vistas comuns, vistas secionais e vistas auxiliares. As vistas comuns são aquelas obtidas a partir da projeção de um objeto sobre planos de projeção, ortogonais entre si, que circunscrevem o mesmo.

Esboço: desenho, em geral à mão livre; uma representação rápida de uma idéia, não responde a uma norma, não tem uma escala definida, porém, deve respeitar as proporções. Desenho Preliminar: é passível de modificações. Desenho Definitivo: corresponde a solução final do projeto, ou seja, é o desenho de execução.