O que é o metaverso?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Metaverso é o termo que indica um tipo de mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e, "Internet".

O metaverso é um universo virtual onde as pessoas podem interagir entre si por meio de avatares personalizados. É considerado uma espécie de Internet 3D imersiva, na qual comunicação, lazer e negócios existem de forma interoperável.

O metaverso já é uma realidade e, para participar dele, basta um computador ou smartphone com acesso à internet de conexão estável. No entanto, para uma experiência mais imersiva, é necessário investir em tecnologia de realidade virtual, como os óculos e os headsets VR.

A palavra é desconhecida para metade dos consumidores brasileiros, segundo uma pesquisa da consultoria Accenture. Ao mesmo tempo, o interesse pelo metaverso em pesquisas na internet está menor. Dados do Google indicam que as buscas pela palavra tiveram pico em dezembro de 2021 e entraram em queda durante 2022.

O metaverso propõe uma nova forma de nos relacionarmos e entender a vida por meio da tecnologia. A evolução tecnológica, em uma incansável busca por encontrar novas formas de conforto e entretenimento, é constante no mundo atual.

Metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse espaço virtual coletivo, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre muitas outras possibilidades.

1. Decentraland. Segundo a pesquisa do CoinGecko, o metaverso Decentraland é o que tem mais chances de prosperar em 2023. A plataforma de código aberto funciona através do blockchain Ethereum e permite que seus usuários tenham avatares personalizados e participem dos mais variados eventos.

Veja a seguir 6 perigos que o metaverso pode oferecer e como se proteger:

  • Violação de Privacidade.
  • Distorção da realidade e impacto na autoestima.
  • Problemas com Blockchain.
  • Circulação de Fake News e Teorias da conspiração.
  • Riscos para as crianças.
  • Golpes do tipo catfish.

O problema é que para ter um pedacinho só seu em um mundo digital, é preciso desembolsar, no mínimo, R$60 mil.

O metaverso é um conceito que não tem um dono específico. Não há, até mesmo, uma definição ideal para ele. De forma simplista, podemos dizer que ele é uma nova possibilidade de realidade digital que assimila elementos da web, de redes sociais, de jogos, das criptomoedas e da realidade aumentada.

A principal característica do metaverso será a presença social imersiva, ou seja, as pessoas terão a sensação de estar perto umas das outras. Não é necessariamente sobre passar mais tempo online ou substituir as experiências no mundo físico, mas tornar mais significativo o tempo que você está online.”

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às, 14h57. O agronegócio brasileiro ganhará uma plataforma exclusiva no metaverso a partir de janeiro de 2023.

Poderemos interagir com avatares de professores renomados de universidades internacionais sem sair de casa. Poderemos praticar esportes ao lado de avatares de jogadores profissionais. Assim, irá afetar todas as áreas de comunicação humana: reuniões de trabalho, ensino, relações pessoais e muito mais.