O que é o ensino especial?

Perguntado por: aperalta2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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A educação especial é ramo da educação dirigido a alunos com: transtornos gerais do desenvolvimento / transtorno do espectro autista; uma ou mais deficiências; altas habilidades ou superdotação.

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada a alunos que apresentam deficiências, da qual venham a ter necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla deficiência.

Há três categorias de estudantes quanto à necessidade de apoio profissional: educáveis, treináveis e dependentes. Educáveis são aqueles estudantes que frequentam classes especiais e conseguem se comunicar. Treináveis são estudantes de escolas especiais que têm certa autonomia, mas precisam de ajuda.

O que é educação inclusiva
Como visto, a educação especial pensa um processo inteiro, em separado, para atender estudantes com deficiência. Já a educação inclusiva prevê uma adaptação do sistema educacional que já existe para garantir o acesso e permanência de alunos com necessidades especiais no ensino regular.

Educação especial: conheça quais são suas três categorias

  • Categoria dos dependentes.
  • Categoria dos treináveis.
  • Categoria dos educáveis.

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Com base no enfoque da educação inclusiva, a educação especial é concebida como um conjunto especializado de serviços e recursos de apoio educacional, para todos os alunos e, em particular, para aqueles com necessidades educacionais especiais.