O que e o big data?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Big data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes. O termo big data surgiu em 1997, e foi inicialmente utilizado para nomear conjuntos de dados não ordenados em rápido crescimento.

Simplificando, big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.

Grande exemplo de uso do Big Data, a Nasa aplica a tecnologia para monitorar seus veículos espaciais. Isso é feito por meio de um dos mais complexos sistemas de computação do mundo, com uma enorme capacidade de processamento de dados.

Descrevendo estes tipos de dados, temos:

  • 1 — Dados Estruturados. São organizados em linhas e colunas, em formato de tabela, e são encontrados em banco de dados relacionais, sendo muito eficientes quanto à recuperação e processamento. ...
  • 2 — Dados Semiestruturados. ...
  • 3 — Dados não estruturados.

O Big Data já é uma ferramenta acessível a boa parte das empresas. São diversas soluções no mercado que podem trazer essa capacidade de coleta, análise e interpretação de dados para dentro das organizações, ajudando a maximizar seus resultados e minimizar suas perdas.

O big data aplicado à busca de usuários, normalmente em sites como o Google, contribui com as pesquisas de marketing. A análise preditiva que a ferramenta proporciona é um ponto positivo quando se trata, principalmente, de segmentação. É possível entender onde o volume de pesquisas se concentra, por exemplo.

Tipos de Big Data Analytics

  1. Análise preditiva. A mais usual entre as quatro, trata-se de um tipo de análise que prediz o futuro, ou seja, traz à tona possibilidades futuras por meio da observação de padrões no banco de dados analisado. ...
  2. Análise prescritiva. ...
  3. Análise descritiva. ...
  4. Análise diagnóstica.

A Nasa tem dezenas de missões ativas em um determinado momento: uma nave espacial robótica irradiando imagens de alta resolução e outros dados a grandes distâncias; projetos na Terra de levantamento de gelo polar ou análise de mudanças climática global.

6 passos de como implementar Big Data

  1. 1 – Identifique os desafios do negócios. ...
  2. 2 – Saiba priorizar os problemas de negócio. ...
  3. 3 – Utilize fontes de dados relevantes. ...
  4. 4 – Recorra a dados internos e externos. ...
  5. 5 – Escolhas as ferramentas adequadas. ...
  6. 6 – Saiba quais dados usar e quais excluir.

Nike. A gigante dos produtos esportivos firmou uma parceria com uma companhia especializada em tecnologia para desenvolverem um software destinado a pessoas que correm e praticam exercícios regularmente, repassando a frequência dos batimentos cardíacos, a quantidade de passos, entre outras coisas.

Para tanto, o conceito considera os 5 V's do Big Data: o Volume, a Velocidade, a Variedade, a Veracidade e o Valor.