O que é neurotico?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

A instabilidade emocional e preocupação em excesso com determinados objetos e cenários são características intrínsecas da neurose. A pessoa neurótica imagina um resultado desastroso de uma situação simples, frustrando-se com seus próprios pensamentos ruins e explodindo com quem está próximo.

O comportamento neurótico é marcado, sobretudo, por reações intensas e instabilidade emocional. A pessoa neurótica interpreta a realidade como todo mundo, mas tem reações incomuns aos acontecimentos. Quem não compreende como a neurose funciona interpreta as suas atitudes como “exageradas” ou um desejo de “fazer cena”.

Elas apresentam sintomas que variam de indivíduo para indivíduo. Quem se encontra com neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, ou medo de ir a determinados lugares por exemplo.

Dentro do campo das neuroses há basicamente três grupos de categorias pelas quais os processos de defesa se desenvolvem: a histeria, a obsessão e a fobia.

São transtornos que afetam a continuidade entre pensamentos, memórias, ambiente, ações e identidade. A pessoa se distancia da realidade de forma involuntária e geralmente tem dificuldade em se lembrar dos acontecimentos depois.

A neurose é um transtorno mental menos grave que a psicose e os sintomas são menos intensos e podem ser controlados com tratamento. Já a psicose é um transtorno mental mais grave e os sintomas são mais intensos e podem levar à incapacidade de executar tarefas adequadamente no dia a dia.

Não há um fator único que possa ser apontado como causa das neuroses. O que se tem por estabelecido é que elas são distúrbios do desenvolvimento da personalidade que se iniciam ainda na infância muito precoce, embora só possam ser detectados mais tarde.

Já as neuroses atuais, cujos exemplares principais são a neurose de angústia e a neurastenia, se caracterizavam principalmente por sintomas corporais como inibição do funcionamento de determinado órgão, irritação em determinada parte do corpo, pressão intracraniana, angústia, fadiga, dores diversas, etc.

Resumo. A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.

O neurótico obsessivo usa o mecanismo de defesa do isolamento, onde há uma separação entre a representação ideativa e a representação afetiva da pulsão, produzindo uma dissociação entre o discurso e o afeto.

O tratamento mais adequado para ajudar um paciente neurótico a lidar com esse distúrbio é a psicoterapia. A psicoterapia permite transformações profundas de personalidades e pode ser feita individualmente, em grupo, com casal, entre família e intervenção institucional.

Deste modo, a neurose de caráter é um conceito psicanalítico que descreve os traços de caráter algumas vezes relacionados com as fases oral e anal do desenvolvimento infantil. Na fase oral, idade compreendida entre 0 e 1 ano, a região na criança sente maior prazer é no contato com a boca.