O que é nefrologia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim.

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Para saber se os seus problemas estão relacionados à nefrologia, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Dor nas costas (região da lombar)
  • Dor ao urinar.
  • Cólicas.
  • Alterações na urina, como na cor, no cheiro, no volume e com presença de sangue ou espuma.

Enquanto os nefrologistas focam na gestão clínica de doenças renais, os urologistas podem realizar cirurgias para tratar condições como câncer de próstata, cálculos renais, infecção do trato urinário, doenças da bexiga e incontinência urinária.

Quando procurar o nefrologista
No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser: Dor ou ardência para urinar, além de mau cheiro na urina. Dor permanente na lombar.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Por via de regra, a creatinina elevada significa funcionamento inadequado do rim. Isso pode acontecer de forma aguda, quando há uma elevação súbita em decorrência de algo que está prejudicando o funcionamento renal, como, por exemplo, desidratação, anti-inflamatórios, infecções graves e algumas doenças.

A creatinina elevada é apenas um sinal de que o rim pode não estar funcionando bem. Mas é preciso lembrar que ela é apenas uma substância dentre tantas outras que podem estar se acumulando no organismo (a ureia é uma delas), além de outras situações ocorrendo, a depender do mau funcionamento.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

O preço da consulta particular com nefrologista custa o valor a partir de R$ 99 a 119.