O que é melhor saque rescisão ou saque-aniversário?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Não faz sentido, por exemplo, optar pela modalidade Saque-Aniversário se o trabalhador recebeu sinais de que será demitido em breve, ou se a empresa ou mercado no qual está passa por um momento difícil. Mas se o trabalhador quer ou precisa de um complemento anual na sua renda, o Saque-Aniversário é opção mais adequada.

A grande vantagem do Saque-Aniversário é a possibilidade do acesso a uma quantia de dinheiro anualmente, sem precisar esperar a rescisão do contrato de trabalho, de forma rápida e sem burocracia. Outro benefício é o fato de que mesmo em caso de demissão, o trabalhador não perde a multa dos 40%.

"Se o trabalhador for demitido na vigência do saque-aniversário, ele receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais”, diz o site da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que, na modalidade de saque-rescisão, o trabalhador tem até 30 dias para realizar o saque integral do FGTS após a demissão.

No saque-aniversário, anualmente, no mês de assoprar as velinhas, o trabalhador e a trabalhadora conseguem sacar parte do seu saldo de FGTS. Mas se essa pessoa for demitida, só consegue sacar o valor da multa rescisória e não vai conseguir sacar o valor total disponível na conta.

Desvantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS
Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.

O que acontece se eu optar pelo saque-rescisão? Como o saque-rescisão é a modalidade padrão do FGTS, você só tem que optar por ela caso tenha alterado anteriormente para o saque-aniversário e queira retornar à modalidade antiga.

Uma das maiores vantagens da modalidade Saque-Aniversário do FGTS é o titular da conta FGTS ter acesso a um valor, seu por direito, que não poderia ser sacado livremente na modalidade tradicional.

Não, pois ao escolher essa modalidade, o único saque a que o trabalhador tem direito é o saque-aniversário, até que passe o período de carência.

Veja como cancelar o Saque-Aniversário

  1. Faça o login no site ou aplicativo;
  2. Na página inicial, clique em “Saque-Aniversário do FGTS”;
  3. Depois, é necessário selecionar a opção de cancelamento.

O prazo para pagamento da multa de 40% do FGTS, por se tratar de verba rescisória, obedece a mesma regra. Ou seja, o empregador possui a obrigação de efetuar o pagamento da multa de 40% do FGTS dentro dos 10 dias corridos subsequentes ao término do contrato.

Trabalhador que antecipou saque-aniversário poderá pedir FGTS em caso de demissão, diz Marinho. Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.

Quais são as vantagens e desvantagens do saque-aniversário?

  • Acessível. ...
  • Fácil de receber. ...
  • Use como quiser. ...
  • Pode antecipar. ...
  • O valor pode ser baixo. ...
  • Tem limite de saque em dinheiro. ...
  • Não permite o saque em caso de demissão. ...
  • Leva dois anos se desistir do saque-aniversário.

Para esta modalidade de Saque o trabalhador saca o valor de 80% do saldo da conta do FGTS. O trabalhador com opção vigente à sistemática do SAQUE–ANIVERSÁRIO tem direito ao saque da multa rescisória.

Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência. (Lei 8.036/90, Art 20-A, §1º).

Maiores vantagens em antecipar o FGTS
Quando o trabalhador escolhe por antecipar o saque aniversário do FGTS, é possível contar com diversos benefícios, como a facilidade em pagar as parcelas, juros menores e outras.

Vantagens do saque-aniversário
- Mesmo se optar pelo saque-aniversário, você continua a ter acesso ao saldo do FGTS para pagar a casa própria e outras situações, como doença grave, aposentadoria ou falecimento do titular; - Você não precisa ir até uma agência da Caixa para escolher essa modalidade.