O que e matéria corpo e objeto?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Corpo: trata-se de uma parte da matéria. Exemplos: fio de lã, caco de vidro, vento, tronco de uma árvore; Objeto: trata-se de uma parte da matéria que apresenta uma utilização específica. Exemplos: camisa, ar comprimido, caneta, cadeira.

Matéria, corpo e objeto
A matéria é formada por partículas indivisíveis e constitui o universo observável. Por isso, dizemos que a matéria apresenta massa e volume. Uma parte limitada da matéria é um corpo e quando um corpo recebe uma função específica passa a ser um objeto.

É tudo aquilo que tem massa (indica a quantidade de matéria que existe em um corpo) e preenche um lugar no espaço e com isso, tem um volume (indica a extensão de espaço ocupado por um corpo). Ex.: Madeira e água.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume. É composta por moléculas e átomos unidos e ordenados de diferentes formas, o que garante diferentes propriedades específicas. Também há as propriedades gerais, que são aquelas que se aplicam a todo tipo de matéria. Matéria e energia são conceitos complementares.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Corpo é uma matéria que pode ter dimensões limitadas, se o corpo possui finalidade específica é chamado de objeto. Exemplos: árvore-tronco-mesa, ferro-barra de ferro-panela, vidro-caco de vidro-copo.

1. Tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica. 2. O que constitui o ser animal (vivo ou morto).

substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto.

Objeto pode ser algo físico ou imaterial, desde que seja o foco dos pensamentos e sentimentos de alguém.

Podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Nem sempre a matéria é visível, como o ar, por exemplo, que ocupa lugar no espaço, apresenta massa, porém não conseguimos vê-lo. A matéria é constituída por partículas minúsculas denominadas átomos.

Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto. Corpo: trata-se de uma parte da matéria. Exemplos: fio de lã, caco de vidro, vento, tronco de uma árvore; Objeto: trata-se de uma parte da matéria que apresenta uma utilização específica.

Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia. A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas.

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.