O que é macumba?

Perguntado por: asoares6 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Macumba é um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao instrumento reco-reco. No Brasil, por meio de um processo de ampliação de sentido, o termo "macumba" passou a referir também, de forma pejorativa, às oferendas religiosas ligadas as religiões de matrizes africanas.

Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé.

"Na verdade, o uso da designação macumba ou macumbeiro entre os adeptos das tradições afro-brasileiras sempre foi normal. Havia, entretanto, uma regra: só um macumbeiro poderia chamar outro macumbeiro de macumbeiro.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas somente alguns deles são famosos e cultuados no Brasil: Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Oxum, Oxumaré, Xangô, Iansã, Iemanjá, Nanã, Omolú, Logunedé, Obá, Ossain, Yewá e Ibeji.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Miguel Falabella, Chica Xavier, Juliana Paes, Daniela Mercury, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Jorge Fernando e Henri Castelli estão entre os famosos adeptos da umbanda.

É realizada para equilibrar situações e impedir que o mal atinja alguém. Ebo ara enu je: oferenda feita ao corpo com tudo que a boca come. Ebo pípe: oferenda completa, com comidas votivas para todos os 16 principais Orixás.

Também gostam de elementos que remetem à força como as bebidas (champanhe) e a cigarrilha. A maioria delas prefere vestir-se com vermelho e preto, mas existem casos de entidades que gostam de outras cores, como é o caso da Pombagira Dama da Noite que veste amarelo ou dourado e preto.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Por terem esse significado de protetor, mensageiro e guardião, os quartos de Exu são sempre o primeiro compartimento dos terreiros e barracões. Eles geralmente ficam nas portas ou portões dos terreiros, guardando os filhos e os segredos de dentro do barracão, seja nas festas ou nos rituais internos.

Há mitos que apresentam um caráter vingativo de Exu, como no mito em que ele leva dois amigos camponeses a uma luta de morte. De acordo com esse mito, Exu, furioso, por não ser louvado pelos camponeses pôs-se no caminho dos dois, na divisa das duas roças, tendo um a sua direita e outro a esquerda.

A utilização intencional de termos pejorativos para ofender a vítima em razão da religião professada, na presença de outras pessoas, configura o crime de injúria qualificada por preconceito religioso e dá ensejo à indenização por dano moral.

Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Códo: o município com o maior número de terreiros de umbanda do Brasil.

Em 2013, numa entrevista compartilhada na página Casa de Candomblé declarou: Repórter - Ivete, como você explica o fato de ser branca, ser do candomblé e ainda assim ser admirada e respeitada?

Afastada das redes sociais por conta da recuperação da cirurgia de endometriose, realizada há duas semanas, Anitta, 29, foi ao terreiro de Candomblé, que ela frequenta desde 2013, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para cumprir as suas obrigações religiosas.