O que e machista?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Machismo é a sensação de ser 'viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".

Na prática uma pessoa machista é aquela que acredita que o homem é superior à mulher ou que tem papel distinto só pelo fato de ser homem, subjulgando a mulher como sendo inferior. O machismo estrutural é cultural e inerente a diversos aspectos de uma sociedade, tendo sido normalizado por muitas décadas.

Orgulho masculino em excesso; virilidade agressiva. 3. Ideologia da supremacia do macho que nega a igualdade de direitos para homens e mulheres.

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

O machismo é expresso por comportamentos, opiniões e sentimentos que revelam a desigualdade de direitos entre os sexos. Derivando do termo machismo, há o machista, nome que designa a pessoa que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, culturais e intelectuais.

Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

Machista não é apenas o homem que agride fisicamente uma mulher, que usa de violência psicológica para garantir que seus interesses permaneçam intactos ou que use de argumentos arcaicos para convencer a parceira de que ela lhe deve total obediência.

6 dicas para agir com eficiência contra falas machistas

  1. Identifique o machismo nas falas.
  2. Ajude o interlocutor a concluir que está sendo machista.
  3. Aprenda a se comunicar de forma não violenta.
  4. Denuncie e peça ajuda.
  5. Observe suas próprias falas.
  6. Não se cale.

Isso porque a estrutura familiar e as relações sociais antigas colocavam o gênero masculino no lugar mais elevado da pirâmide social. Os homens trabalhavam fora, tomavam as decisões e impunham suas vontades às suas esposas e filhos.

O machismo é o preconceito que exerce uma função social de dominação dos homens sobre as mulheres, inferiorizando-as com a finalidade de controlar comportamentos e subjugar sua existência, para que a apro- priação do tempo, do corpo e do trabalho delas seja mais eficaz e lucrativa nessa sociedade.

No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.

Ao contrário do que prega o machismo, como um movimento de repressão e repúdio aos direitos igualitários entre homens e mulheres, o feminismo funciona não como uma tentativa de sobrepor o “poder feminino” sobre o masculino, mas sim de lutar pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade.

Basicamente, o sexismo é uma discriminação, uma forma de preconceito contra um gênero, que geralmente acontece com mulheres. É bem provável que você já tenha presenciado uma situação em que uma mulher é diminuída apenas por ser mulher. Esse tipo de preconceito se enquadra no sexismo.