O que é machismo?

Perguntado por: imata . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Machismo é a sensação de ser 'viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".

Resumidamente, podemos definir o Machismo como um preconceito, expressado por opiniões e atitudes que são opostos à IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE HOMEM E MULHER, cuja inclinação é o favorecimento do homem em detrimento a mulher.

O machismo, de acordo com o significado contemporâneo, é a crença de que muitos homens possuem "orgulho masculino em excesso; virilidade agressiva. Ideologia da supremacia do macho que nega a igualdade de direitos para homens e mulheres", diz o dicionário Michaelis.

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

Machismo é um comportamento que favorece o gênero masculino em detrimento ao feminino, expresso por opiniões e atitudes de diversas formas. Ele coloca as mulheres em posição inferior aos homens e pode vir de pessoas de ambos os sexos, mesmo despercebido, e em qualquer momento da vida.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.

A China, com 56%, lidera o ranking. Além de medir o que os entrevistados achavam em termos de capacidade homens x mulheres, a pesquisa Global Advisor sobre feminismo e igualdade de gênero também abordou outros aspectos.

São Paulo – Roraima é o estado brasileiro mais violento para as mulheres, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com dados de 2015.

Os que mais admitem ser machistas são as mulheres (15%); jovens de 16 a 24 anos (14%); pessoas que cursaram o ensino fundamental (15%); moradores da região Norte (18%); aqueles que recebem de 2 a 5 salários mínimos (24%).

É retirar a autonomia da mulher sem justificativa, contestar a todo o momento suas decisões sem um forte argumento, substituir trabalhos habituais por atividades menos importantes sem razão, invalidar opiniões, ignorar a presença da mulher ou falar com ela aos gritos, criticar ou fazer piadas sobre sua vida pessoal ou ...

O significado do termo machismo
O termo “machista” deriva da palavra macho, na prática está associado a uma masculinidade exacerbada, a uma sensação de superioridade sob o feminino pautada unicamente no seu sexo e reafirmada através dos “deveres” para com a família.

Vivemos em uma sociedade considerada machista. Isso se manifesta em diversos problemas como a desigualdade de direitos entre homens e mulheres, altos índices de violência, assédio e estupro, objetificação da mulher, diferença salarial e muitos outros efeitos.