O que é logistica reversa?

Perguntado por: asilveira4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Logística reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem.

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

A logística reversa é uma prática que incentiva a reciclagem de materiais e embalagens após o consumo dos mesmos. As empresas se tornam, portanto, responsáveis por todo ciclo de vida dos materiais, da produção até reciclagem, e não apenas até o momento em que são comercializados aos consumidores.

Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).

Como a logística reversa funciona
Geralmente, o consumidor retorna os produtos ou resíduos para as empresas sem custo algum (é comum que as empresas cubram os custos de coleta ou envio) ou leva os materiais até algum ponto intermediário mais próximo. A partir daí, são as empresas que dão continuidade ao processo.

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.

No Brasil, os principais tipos de logística reversa são: pós-consumo e pós-venda. Pós consumo – é quando resíduos de produtos já consumidos (como embalagens ou peças) de produtos já consumidos ou vencidos retornam para o fabricante. Alguns exemplos: pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas e medicamentos.

Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos.

Veja a seguir algumas delas:

  • Incentivo do usuário final. Uma das principais etapas do processo de logística reversa são os incentivos para que o público consumidor saiba descartar corretamente determinado tipo de produto. ...
  • Rotas de entrega. ...
  • Parcerias. ...
  • Política de devolução. ...
  • SAC.

A logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Em 2020, o Brasil bateu recorde reciclando 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado, segundo dados do setor.

Um bom exemplo de logística reversa pós-consumo é a de pneus. Os pneus inservíveis são coletados e enviados para serem reaproveitados em outros processos. Como na fabricação de asfalto.