O que é lobotomia?
Lobotomia, ou também leucotomia, é uma intervenção cirúrgica no cérebro em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. Foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia.
O que acontece com quem faz lobotomia
A lobotomia e leucotomia foram utilizadas em pacientes de instituições asilares brasileiras, entre 1936 e 1956. Também chamadas de psicocirurgias, eram intervenções que consistiam em desligar os lobos frontais direito e esquerdo de todo o encéfalo, visando modificar comportamentos ou curar doenças mentais.
Para que é feita a lobotomia
Geralmente, as lobotomias eram praticadas em pacientes com esquizofrenia, depressão grave ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mas também, em alguns casos, em pessoas com dificuldades de aprendizagem ou de controle da agressão.
Como é feita a cirurgia de lobotomia
Seu procedimento consistia em fazer dois orifícios no crânio e inserir um instrumento afiado no tecido cerebral. Ele então o movia para frente e para trás para cortar as conexões entre os lobos frontais e o resto do cérebro.
Quando a lobotomia foi extinta
Os médicos da colônia executavam também a lobotomia — intervenção cirúrgica no cérebro com efeitos colaterais, como déficit intelectual e dependência para viver, intervenção que foi extinta na década de 1960.
Porque uma cirurgia ao cérebro tem que o paciente estar acordado
A cirurgia com a paciente acordada é devido à localização do tumor em uma importante área do sistema nervoso central.
O que acontece se tirar o lobo frontal
Se for extraída a parte posterior do lobo frontal esquerdo, a fala pode ficar comprometida. “Quando a lobotomia é feita até por volta dos 3 anos de idade, o outro hemisfério do cérebro pode assumir a função da parte extraída, e não haverá seqüelas”, explica Cypel.
Quantas pessoas fizeram lobotomia
Estima-se que cerca de 50 mil americanos foram lobotomizados entre 1936 e os anos 1970.
Qual a função do lobo frontal do cérebro
O lobo frontal tem numerosas funções. Ele está associado a funções cognitivas superiores, como tomar decisões, motivação, resolução de problemas, planejamento, e atenção. Essas funções são desempenhadas principalmente pelo córtex pré-frontal do lobo frontal.
Onde foi feita a primeira lobotomia
Faz 75 anos que a primeira lobotomia foi feita nos Estados Unidos. Hoje tida como uma prática bárbara, a técnica, cujo nome mais apropriado é leucotomia, chegou a ser considerada uma cura milagrosa para doenças mentais como esquizofrenia e depressão.
O que é lobotomia Pré-frontal
A lobotomia pré-frontal é a última aquisição no campo da psicocirurgia e, também, a mais exata e controlável. Muitas são as técnicas empregadas, defendendo cada autor o seu ponto de vista.