O que é lgbtqia+?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

A sigla LGBTQIA+ faz referência a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero.

Como a representatividade dos homens gays sempre foi mais evidente, protagonizando o movimento da comunidade, fez-se necessária a alteração para LGBT, com o L encabeçando a sigla e dando mais visibilidade às mulheres lésbicas. Atualmente, novos termos foram incluídos e passou-se à denominação LGBTQIAP+.

Como ser um aliado
Marque sua estação de trabalho ou carro ou camiseta com algum sinal do Orgulho LGBTQI+. Ou junte-se a um grupo de recursos no trabalho ou em uma organização e faça trabalho voluntário simplesmente se apresente como um aliado a alguém que você conhece que é LGBTQIA+.

Os dados da pesquisa mostram que, entre os 12% categorizados como LGBT+, 5,76% são assexuais, 2,12% são bissexuais, 1,37% é gays, 0,93% é lésbica, 0,68% é trans e 1,18% é pessoa não-binária. O levantamento foi feito com base na diversidade sexual e de gênero.

Trate-o “normalmente”: Lembre-se de que a outra pessoa ainda é a mesma pessoa de cinco minutos atrás. No futuro, não fale apenas sobre o seu assumir, mas também sobre as coisas que você falou antes. Isso permite que ele / ela saiba que seus sentimentos em relação a ele não mudaram.

Atualmente, nove são as principais bandeiras utilizadas pelo movimento LGBT e por pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo e assexuais.

O Brasil registrou ao menos 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIAP+ em 2022. Desses casos, 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão. A média é de um morto a cada 32 horas.

Cada uma delas tem o próprio significado e o seu conjunto retrata a diversidade. O vermelho simboliza a vida; o laranja, cura ou saúde; o amarelo, a luz do sol; o verde, a natureza; o azul, a arte; e o lilás, o espírito.

Diga que está tranquilo.
Diga que revelar sua orientação o deixa feliz e que espera poder ser aceito por ela. Por exemplo, diga: "Sei que pode ser difícil ouvir isso, pois foi difícil falar. Eu sou assim e estou feliz por poder aceitar essa parte de mim".

Crie uma rede de apoio para se assumir
A escolha de se assumir pode criar uma sobrecarga emocional muito grande e depende, entre outras coisas, de como está o ambiente à sua volta. Procure conversar primeiro com os amigos mais próximos ou com os familiares com os quais percebe uma empatia maior com você.

Há várias diferentes de fazer isso: pessoalmente, através de uma carta etc. Quando pensar em como se assumir, considere a sua dinâmica familiar e o que o deixaria confortável. Pode ser mais fácil explicar tudo em uma carta, o que poderia dar aos seus pais mais tempo para digerir a novidade.

Ensaie o que você quer dizer.
Por isso, ensaie na frente do espelho ou com um amigo de confiança. Comece dizendo que ama os seus pais e que está fazendo essa revelação porque não quer esconder segredos deles. Depois, fale de uma vez: "Eu venho pensando muito no assunto, e queria contar a vocês que eu sou pansexual".

Pan significa todo, total, inteiro. Ou seja, a pansexualidade é a atração por todos os gêneros – em todas as suas manifestações –, sem restrição, nem preferência, quanto à orientação sexual do outro.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.