O que é IOF?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Imposto sobre Operações Financeiras foi criado pela Lei 5.143, de 1966, para substituir o Imposto sobre transferência para o exterior. Inicialmente, este imposto era cobrado sobre qualquer transferência financeira nacional ou internacional.

O IOF do empréstimo é o Imposto aplicado em transações de contratação de um dinheiro extra. A taxa para empréstimo consignado é de 0,01118% diário, além da taxa adicional de 0,38% total no valor da operação.

Qual o valor do IOF hoje?

IOF para empréstimo e financiamentode 0,38% a 3,38%
IOF para cartão de crédito6,38% (até o fim de 2022. Veja mudanças abaixo)
IOF para seguroaté 25%
IOF para câmbio de moedas1,1% sobre o total

O IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras.

A classificação mais popular de IOF é Imposto sobre Operações Financeiras, mas na verdade o significado completo é Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. Ou seja, como o próprio nome já diz, IOF é o imposto cobrado sobre a maior parte das operações financeiras e serve para gerar receita para União.

Muitas pessoas podem pensar que há uma cobrança de IOF Nubank nas compras usando o cartão de crédito, mas o imposto não está presente, seja em compras em parceladas ou não. O IOF do Nubank aparece na fatura apenas quando o titular do cartão faz uma ação que se classifica como uma operação financeira.

Pagar IOF para a liberar empréstimo
É importante destacar que o valor do IOF aparece embutido às parcelas do empréstimo consignado, ou seja, as parcelas que serão pagas já possuem o valor dessa taxa. Dessa forma, não é permitida a cobrança antecipada do IOF para a liberação do empréstimo.

Quando o IOF é cobrado
Para simplificar, o IOF é cobrado sempre que há algum tipo de operação de crédito, seja câmbio, seguros e empréstimos em um período inferior a 30 dias. Sendo assim, o imposto é cobrado quando há a entrega de valor a alguma parte, seja ela uma instituição financeira, empresa ou pessoa física.

Até o fim de 2022, é cobrado 6,38% de IOF sobre o valor de compras feitas no exterior com cartão de crédito ou pré-pago (aquele que você carrega com um valor estabelecido antes de viajar).

Tal imposto foi criado para equilibrar a economia e deixar mais transparente a oferta e a demanda de crédito no mercado, com base na taxação de investimentos. Assim, o Governo Federal sabe o volume de operações financeiras com base no IOF arrecadado em determinado período.

Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.