O que é introvertido?

Perguntado por: imachado4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

A teoria do traço da extraversão ou extroversão -introversão é uma dimensão central das teorias humanas da personalidade. Os termos "introversão" e "extraversão" foram popularizados por Carl Jung, embora em ambos o entendimento popular e o uso psicológico difiram de sua intenção original.

O que é Introvertido:
Normalmente, uma pessoa introvertida é aquela que tem um comportamento onde ela pouco interage com outras pessoas ou está sempre retraída, mais voltada para si do que para as relações externas.

As pessoas introvertidas tendem a se afastar da vida social, não são adeptas a grandes aglomerações ou a um excesso de interação social. Dificilmente, uma pessoa introvertida interage intensamente em grupos grandes, sobretudo, se não forem pessoas de sua confiança.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo. No tratamento da timidez, você faz psicoterapia com psicólogo.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

Ela lista, entre esses pontos fortes, uma maior capacidade de concentração: estudos mostram que introvertidos costumam ter um foco mais estendido do que as outras pessoas, o que os torna mais propensos a dedicar as horas necessárias para dominar uma habilidade.

Extrovertido é um adjetivo usado para se referir a uma pessoa que é animada, divertida e que costuma se destacar quando está entre outras. As pessoas que são consideradas extrovertidas costumam ser bastante simpáticas, engraçadas e têm muita facilidade na convivência social e na comunicação com outras pessoas.

Introversão: a personalidade reservada
Já as pessoas introvertidas são reservadas, por vezes tímidas, observadoras e parecem viver mais no mundo criado em suas cabeças do que no mundo a sua volta. Isto é, a pessoa introvertida dirige as suas energias para o mundo interior, segundo Carl Jung.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.