O que é inteligencia emocional?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.

As pessoas com uma boa inteligência emocional conseguem identificar com facilidade o que as outras pessoas estão sentindo. Seja através da linguagem corporal ou das expressões faciais, elas conseguem identificar quando uma pessoa está escondendo algo ou quando está chateada ou revoltada com alguma situação.

Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

  • Autoconsciência. De modo geral, o comportamento de um indivíduo é guiado pelos sentimentos e valores que ele traz consigo. ...
  • Autorregulação. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Habilidades sociais.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Em suma, a importância da inteligência emocional está em ajudar uma pessoa a ser mais criativa e a estabelecer melhores abordagens para lidar com conflitos e diversas situações, comportando-se de maneira racional e influenciando outras pessoas para resolver de maneira construtiva os problemas do dia a dia.

Segundo Leninha, a inteligência humana é uma qualidade mental, que inclui as habilidades de aprender com a experiência, se adaptar a novas situações, compreender conceitos abstratos e manipular o próprio ambiente.

Como aplicar a inteligência emocional no dia a dia
Ser capaz de seguir em frente depois de cometer um erro. Ser capaz de dizer não quando é preciso. Ser capaz de compartilhar seus sentimentos com outras pessoas. Ser capaz de resolver problemas de maneiras que funcionem para todos.