O que é idolatria?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Idolatria é um termo genérico para referir-se a quaisquer práticas de adoração a ídolos, sejam religiosos ou não; tais práticas estão subentendidas no conceito de idolatria como incoerentes com valores e ideias associadas a um Deus transcendente, e por tal natureza único.

A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria esconde e legitima a opressão, especialmente, dos mais pobres, causando assimetrias e exclusão social.

Significado de Idolatria
[Figurado] Excesso de amor; admiração demonstra de maneira exagerada. [Religião] O culto das imagens e/ou das esculturas de santos. Etimologia (origem da palavra idolatria).

Na bíblia, a palavra idolatria diz respeito à adoração de ídolos, numa prática que se opõe a adoração de um Deus monoteísta, e ainda a prática da adoração a outros deuses que não o “Senhor”.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" — neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Como também a busca por favores de pessoas que já faleceram.

6 sinônimos de idolatria para 2 sentidos da palavra idolatria: 1 paganismo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 adoração, amor, culto, paixão, veneração.

A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria esconde e legitima a opressão, especialmente, dos mais pobres, causando assimetrias e exclusão social.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

A primeira armadilha da idolatria (e sua própria causa) aparece nos versículos 1- 4. Moisés havia subido ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus a serem transmitidos ao povo de Israel (24.12,18). Ali, permaneceu na presença de Deus por 40 dias (24.18).

substantivo masculino e feminino Pessoa que cultua, que admira exageradamente, que ama intensamente: era um idólatra dos filhos. adjetivo Que presta culto aos ídolos, às imagens que representam divindades. [Por Extensão] Que venera pessoas ou coisas: um cineasta idólatra do cinema.