O que é IDH?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Índice de Desenvolvimento Humano é um índice estatístico composto de expectativa de vida, educação e indicadores de renda per capita, que é usado para classificar os países em quatro níveis do desenvolvimento humano.

Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países.

O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.

O IDH brasileiro é medido todos os anos e divulgado nacional e globalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão esse que faz parte da Organização das Nações Unidas.

Os países com IDH muito elevado correspondem a apenas 25% de todos os territórios nacionais do planeta e, como era de se esperar, apresentam um acentuado grau de qualidade de vida de suas populações, o que não significa que não existam problemas sociais, desigualdades e misérias em geral.

IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.

Os cinco estados com maiores IDH-M no Brasil são, respectivamente, Distrito Federal (0,844), São Paulo (0,814), Rio Grande do Sul (0,809), Santa Catarina (0,806) e Rio de Janeiro (0,802), situando-se na faixa de alto desenvolvimento humano. Todos os demais encontram-se na categoria de médio desenvolvimento humano.

Conclui-se que o IDH reflete a expectativa de vida de uma população, através da "longevidade" ; a educação ,pelo "conhecimento"; e o poder de compra, através do "padrão de vida".

IDH e a Organização das Nações Unidas
A partir desse trabalho, a Organização das Nações Unidas passou a utilizar esse conceito como medida comparativa para avaliar os países-membros da organização. Essa avaliação é realizada pelo órgão chamado Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud).

Pelo mundo
O líder do ranking de IDH é a Suíça, com 0,962. Em seguida aparecem Noruega (0,961), Islândia (0,959), Hong Kong (0,952) e Austrália (0,951). A Alemanha, maior economia da Europa, está na nona posição, com 0,942, seguida de perto pelos Países Baixos (0,941). O Reino Unido é o 18º colocado.

De acordo com os dados de crescimento com base no IDH-M do período de 2010-2017 o índice do Brasil estaria projetado em 2023-2024 em média 0.808, considerado "muito alto".

Nesta terça-feira (15), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou o novo ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com dados divulgados no final de 2020 – mas que se referem a índices do ano de 2019.

Desigualdade social é o principal fator que mantém IDH do Brasil baixo.