O que é ideologia de gênero?

Perguntado por: areis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Teoria de gênero, também chamada de ideologia de gênero, é um termo criado no meio neoconservador católico para se referir aos estudos de gênero, pós-feminismo e pós-generismo.

O que é a ideologia de gênero:
A chamada "ideologia de gênero" representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição de masculino e feminino um produto histórico-cultural, desenvolvido pela sociedade.

“O termo ideologia de gênero é um ataque contra os direitos das mulheres e também um ataque contra os direitos das pessoas LGBT de formar uma família. Uma família formada por dois pais ou duas mães também é família”, ressalta Buarque.

A ideologia de gênero traz diversos inconvenientes para a educação: 1) a confusão causada nas crianças no processo de formação de sua identidade, fazendo-as perder as referências; 2) a sexualização precoce, na medida em que a ideologia de gênero promove a necessidade de uma diversidade de experiências sexuais para a ...

O termo "ideologia de gênero" surgiu entre meados da década de 1990 e início dos anos 2000 no âmbito do Conselho Pontifício para a Família, da Congregação para a Doutrina da Fé, antigamente conhecida como Santa Inquisição Romana e Universal, ala conservadora da Igreja Católica, segundo o Centro de Estudos ...

São exemplos de manifestações da ideologia de gênero o machismo, o sexismo, a misoginia, o heterossexismo, a transfobia, assim como a pugna religioso-moralista e antifeminista contrária à adoção da perspectiva de gênero nas políticas públicas.

Na verdade, esse movimento busca mapear as diferenças sociais entre todos os gêneros, em vez de negá-las, para dar voz a todos os grupos e garantir seus direitos dentro da sociedade. Não existe a intenção de impor um estilo de vida, escolhas ou mesmo ditar a orientação sexual de outras pessoas.

A ideologia de género, neste momento, é das colonizações ideológicas mais perigosas. Está para lá do sexual”, afirmou Francisco. “Porque dilui as diferenças, e a riqueza dos homens e das mulheres e de toda a humanidade é a tensão das diferenças. É crescer através da tensão das diferenças.

O objetivo da IG (Ideologia de Gênero) é eliminar o valor da família como estrutura privada e capaz de formar a consciência da pessoa, de modo que a família não tenha nenhum tipo de relação, eliminando-se, assim, o conceito de pessoa.

As primeiras citações sobre ideologia de gênero são datadas de 1995, em textos produzidos pela Igreja Católica criticando o uso da palavra pela Organização das Nações Unidas.