O que é heresia?

Perguntado por: echaves4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Heresia é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo.

Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso. A heresia acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas.

Segundo o cristianismo medieval, heresias eram todas as formas de se pensar e conceber a religião cristã, para aqueles que resolvessem não aceitar de maneira voluntária as orientações, práticas, concepções e idéias pré-definidas como sendo a verdade admitida pela Igreja.

Herege é a palavra usada para designar quem contradiz dogmas religiosos. O termo é mais comum para designar quem questiona a crença cristã, sendo muito associado à Idade Média na Europa, quando havia forte perseguição a todos que não eram cristãos.

O que é Herege:
Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião. É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou seita.

Aquilo que é uma incoerência ou contrassenso: 2 incoerência, absurdo, contrassenso, contradição, disparate, incongruência, paradoxo, despropósito, insensatez, tolice, asneira, despautério, desatino, discrepância, barbaridade, dislate, alogia.

As pessoas que contrariavam os dogmas do catolicismo eram chamadas de hereges e dividiam-se em outros grupos dentro da doutrina de heresia. Dentro desta própria doutrina existia um grupo secreto que acreditava que o Papa era um herege. A este grupo deu-se o nome de cátaros.

Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo.

Na religião, apostasia e heresia possuem significados semelhantes. Heresia significa “opção” ou “escolha”, e consiste no afrontamento de dogmas ou princípios da igreja.

37. proposições heréticas eram críticas, questionamentos ou indagações feitas contra a Igreja como instituição ou aos seus membros. As blasfêmias eram uma demonstração de grosseria, rusticidade ou ignorância; “uma prática nascida do hábito, da ironia, do humor, da raiva ou da decepção4”.

Desde o estabelecimento do Cristianismo como religião, as heresias existem. Durante a Alta Idade Média (séculos V a X), houve inúmeros movimentos heréticos e, a partir da Baixa Idade Média (século XI-XV), eles ganharam força. A palavra heresia tem origem no idioma grego e significa “escolher”.