O que é GBO?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 8 votos

O GBO é uma ferramenta eficaz que permite visualizar, entender e gerenciar as cargas e os fluxos de trabalho, com o objetivo de promover mais equilíbrio nos processos, com menos tempo desperdiçado em cada atividade.

GBO como Ferramenta de Melhoria
O que deve ser feito é buscar quais elementos de trabalho dessa operação podem ser transferidos para outras estações de trabalho, reduzindo, assim, o seu tempo de ciclo. Outra alternativa seria duplicar essa operação e balancear os operadores considerando essa nova solução.

O GBO é uma ferramenta eficaz que permite visualizar, entender e gerenciar as cargas e os fluxos de trabalho, com o objetivo de promover mais equilíbrio nos processos, com menos tempo desperdiçado em cada atividade.

O trabalho padronizado auxilia na melhor condução de uma atividade além de ser a base para a melhoria contínua, ou seja, toda melhoria deve voltar ao trabalho padronizado em forma de alteração, adição ou melhoria. Outra grande função do trabalho padronizado é o treinamento de novos colaboradores no posto de trabalho.

O objetivo do Lean é desenvolver processos que sejam eficientes, sem desperdício, sendo cada vez mais produtivo e atendendo ao que é valor do cliente e para o cliente. Por sua origem na Toyota, é comum que as pessoas pensem que o Lean Thinking é um pensamento apenas aplicado na indústria ou em fábricas.

Os “padrões de trabalho” recebem vários nomes nas empresas, como “instruções técnicas” ou “procedimentos operacionais”, e focam, em geral, nos detalhes técnicos dos produtos e dos processos. Já o “trabalho padronizado” lean olha para a forma como as pessoas realizam o trabalho.

O trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção, baseado em três elementos: tempo takt, sequência e estoque padrão.

Padronizar serve para ter a repetibilidade do resultado, com todos fazendo da mesma forma. Assim, é possível gerar produtos ou serviços de alta qualidade gastando menos tempo e dinheiro. As pessoas precisam entender o processo do início ao fim.

A padronização de documentos é uma etapa fundamental na implantação de um controle de processo. Essa prática visa organizar os arquivos com mais facilidade, permitindo que a empresa tome decisões baseadas em informações atualizadas, melhorando o desempenho dos colaboradores.

5 princípios: O que é Lean Manufacturing?

  • Especificar valor sob a ótica do cliente (Valor) ...
  • Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor (Fluxo de Valor) ...
  • Realizar essas atividades sem interrupção (Fluxo Contínuo) ...
  • Sempre que alguém as solicita (Produção Puxada) ...
  • De maneira cada vez mais eficaz (Perfeição)

Os Pilares do Lean

  • Filosofia. As decisões devem ser guiadas pela filosofia de Longo Prazo, mesmo que isso dependa das metas financeiras de curto prazo. ...
  • Processos. Se o processo for correto, os resultados também serão. ...
  • Pessoas e parceiros. ...
  • Solução de Problemas.

8 desperdícios do Lean Manufacturing

  • Processamento desnecessário. Compreende o processamento excessivo, ou seja, além do que o cliente pede. ...
  • Superprodução. ...
  • Estoques. ...
  • Transporte. ...
  • Movimentos desnecessários. ...
  • Defeitos e retrabalho. ...
  • Espera. ...
  • Intelectual.

Para o balanceamento, o principal sinal de um problema é trepidação no volante. É o que explica o diretor da SAE Brasil, Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”.

O takt-time é definido a partir da demanda do mercado e do tempo disponível para produção; é o ritmo de produção necessário para atender a demanda. Matematicamente, resulta da razão entre o tempo disponível para a produção e o número de unidades a serem produzidas.

Quando o carro precisa de alinhamento e balanceamento? O recomendado é que o alinhamento e balanceamento no carro sejam checados a cada 10 mil km. Mas, caso o carro apresente dificuldade em se manter em linha reta, ou fazer barulhos fora do comum, é preciso fazer uma revisão preventiva.