O que é folclorismo?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Folclore é um gênero da cultura de origem popular, que representa a identidade social de uma comunidade através de atividades culturais que nasceram, individualmente ou coletivamente, e se desenvolveram com o povo transmitidos entre gerações.

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, que são passados de geração em geração. A palavra é originada do inglês, "folklore" significa sabedoria popular.

Manifestações folclóricas. Pertencem ao folclore: Todas as expressões de cultura popular, espontâneas, não dirigidas, aprendidas informalmente num processo inconsciente de aceitação e imitação no convívio de parentes e amigos.

Características do folclore
As manifestações folclóricas são ensinadas oralmente, de uma geração para outra, e sem formalismos; A autoria das manifestações folclóricas são anônimas; As manifestações folclóricas destacam regionalismos; O folclore está associado ao passado, mas pode surgir de costumes contemporâneos.

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate. A utilização de elementos do folclore em obras literárias ajudou na popularização dos personagens.

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

Tem origem europeia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo comemorada em todo o território nacional entre a véspera de Natal, 24 de dezembro, e o dia de Reis, 6 de janeiro.

Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.

O Folclore no Brasil
Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.

O estudo do folclore mantém a tradição de um povo, fala sobre a cultura e história, fonte de conhecimento das nossas origens, construindo base para a identidade e suporte para a essência.

O folclore brasileiro é o conjunto de costumes, tradições, lendas e narrativas populares típicas do Brasil. O folclore do Brasil é composto pela mistura das várias culturas que formaram a identidade nacional, oriundas principalmente das tradições portuguesas, indígenas e africanas.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo.
  • catira.
  • baião.
  • quadrilha.
  • samba de roda.
  • maracatu.
  • bumba meu boi.

Bumba Meu Boi

Bumba Meu Boi: a brincadeira folclórica mais popular do Brasil.

1. Saci-Pererê Um menino negro, travesso e com uma perna só, que vive com um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca. Assim é descrito o personagem mais famoso do folclore brasileiro.

22 de agosto

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.