O que é firewall?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em informática, um firewall, raramente traduzido como corta-fogo ou corta-fogos, é um dispositivo de uma rede de computadores, na forma de um programa ou de equipamento físico, que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede, geralmente associados a redes TCP/IP.

O firewall é um software, uma ferramenta de segurança que atua limitando o acesso às portas do computador, impedindo a entrada de invasores à rede. A internet é um enorme facilitador para a execução de tarefas mas também uma das principais preocupações dos setores de TI dentro de uma empresa.

O que é firewall? O firewall, assim como o antivírus, também é entendido como uma solução de segurança. A diferença dele para esse outro software é o funcionamento. Isso porque essa ferramenta funciona como uma parede de contenção, que limita o acesso de usuários a um determinado diretório, pastas ou sistema.

Quando se trata de manter um computador e todos os seus arquivos seguros, não há muito que se possa fazer por conta própria. Para garantir a segurança máxima da rede, o sistema precisa utilizar um firewall para manter visitantes indesejados de fora e longe de informações sensíveis.

Em Configurações, clique em Atualização e Segurança. Em Atualização e Segurança, clique em Segurança do Windows e Abrir Segurança do Windows, para ver as configurações do firewall. Na janela da Segurança do Windows, clique em Firewall e proteção de rede e selecione sua rede ativa.

Desativado (não recomendado)
Desativar o firewall do Windows pode tornar o seu computador (e sua rede, se você tiver uma) mais vulnerável a danos de hackers e softwares maliciosos (como worms).

Desativar o Microsoft Defender Firewall pode tornar seu dispositivo (e rede, se você tiver uma) mais vulnerável a acessos não autorizados. Se houver um aplicativo que você precisa usar que esteja sendo bloqueado, permita que ele funcione através do firewall, em vez de desativar o firewall.

O firewall do Windows bloqueia conexões de aplicativos com a Internet e portas para evitar problemas de segurança. Mas isso pode comprometer o funcionamento de jogos e alguns programas que precisam de portas específicas para se conectar a um servidor remoto.

3 tipos básicos de firewall disponíveis de maneira comercial, sendo eles:

  • Filtragem de pacotes (packet filtering);
  • Firewall de aplicação (proxy services);
  • Inspeção de estados (stateful inspection).

São mais de 2 milhões de downloads e segundo a empresa, pelo menos de 1 milhão de usuários ativos, o Pfsense recebeu o reconhecimento e passou a ser considerado o firewall mais confiável do mundo, sendo colocado em igual patamar das soluções mais caras do mercado.

A importância do firewall está no impedimento de acessos irregulares e invasões. Segundo a Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, apenas em 2020 as tentativas de ataques virtuais quadruplicaram no Brasil.

Principais tipos de Firewall Corporativo

  • Firewall Linux. O Firewall Linux é um programa de proteção mais básico e apresenta um baixo custo de aquisição. ...
  • Unified Threat Management (UTM) ...
  • Next Generation Firewall (NGFW)

Faça logon no computador como administrador. Abra o Firewall do Windows clicando no botão Iniciar e clique em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows. No painel esquerdo, clique em Ativar ou Desativar o Firewall do Windows.

Checando se um programa foi permitido pelo Windows Firewall

  1. Abra o Windows search e digite firewall . ...
  2. Clique em Windows Defender Firewall. ...
  3. Clique em Permitir um aplicativo ou recurso através do Windows Defender Firewall. ...
  4. Permitir um programa ou porta não listado pelo firewall.