O que é fake news?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Notícias falsas são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais.

O que são fake news
Uma notícia divulgada sem a devida apuração do caso, uma pessoa que mente em depoimento, ou mesmo dados publicados de forma incorreta, podem gerar notícias falsas. As principais características dessas notícias são: o sensacionalismo, a fofoca envolvendo alguma celebridade e temas polêmicos.

Após 3 anos de tramitação, a PL das Fake News que nasceu com objetivo de barrar a propagação de notícias falsas, passou a propor também uma regulamentação das empresas de tecnologia que atuam no Brasil.

As Fake News são notícias e conteúdos falsos, que devido à hipervelocidade na transmissão de informação, principalmente nas redes sociais, viralizam na rede e, em regra, prejudicam ou beneficiam certas pessoas.

Notícia errada é equívoco involuntário, não intencional. Fake news é informação intencionalmente tomada por erros ou falsidades, emitida e reproduzida para construir uma narrativa e atingir determinado objetivo.

Expressão “fake news” tem sido substituída por “desinformação”.

Os alunos devem chegar a conclusão de que é imprescindível refletir sobre as informações de uma notícia e checar antes de repassá-las para os outros. Para isso é necessário pesquisar e ter um olhar crítico sobre o conteúdo, a forma e o meio pelo qual a informação está sendo veiculada.

Basicamente, estamos nos referindo às notícias falsas que são disseminadas na internet com o objetivo de espalhar desinformação e influenciar cidadãos a respeito de um tema que costuma ser de alta relevância. Muitas vezes, uma única pessoa cria uma notícia falsa e ela acaba sendo espalhada de forma viral.

Resposta: Verificar se existem erros no texto. Explicação: A maioria das fake news não passam por revisão, então, podem ter muitos erros de ortografia e gramática.

O Artigo 307 do Código Penal Brasileiro confirma que é considerado crime o ato de “atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”, e indica cobrança de multa ou mesmo o período de 3 meses a 1 ano de reclusão.

A pena prevista para esse crime é de detenção de seis meses a dois anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave. O texto prevê ainda que a pena seja aumentada de um a dois terços, se o agente criar ou divulgar a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou para outra pessoa.

Conteúdo enganoso: Acontece quando uma informação real é usada de maneira ardilosa, muitas vezes com palavras escolhidas a dedo para sugerir uma interpretação específica e geralmente com o intuito de prejudicar uma pessoa, um grupo social, entre outros.

A desinformação ameaça a democracia ao fazer com que o cidadão passe a se guiar por mentiras, incertezas e muita desconfiança em relação aos governos e à Justiça.

Falsa conexão ("quando as manchetes, visuais das legendas não dão suporte a conteúdo") Conteúdo enganoso ("má utilização da informação para moldar um problema ou de um indivíduo") Contexto falso ("quando o verdadeiro conteúdo é compartilhado com informações falsas contextuais")