O que é ética profissional?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Traduzido do inglês--A ética profissional abrange os padrões de comportamento pessoais e corporativos esperados dos profissionais. A palavra profissionalismo originalmente se aplicava aos votos de uma ordem religiosa.

Ética profissional é o conceito moral e de cultura social que são considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. Cada empresa ou ramo possui códigos de ética diferentes, mas com o mesmo intuito de fazer prevalecer o respeito e integridade.

Cumprir horários, entregar o trabalho no prazo, dar o seu melhor ao executar uma tarefa e manter a palavra dada são exemplos de atitudes que mostram aos superiores e aos colegas que podem confiar em você. Por isso, nunca prometa o que não poderá cumprir.

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano, filosofia moral. O objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações.

A ética contribui para o bom funcionamento da empresa, aumenta o nível de confiança e o comprometimento entre os funcionários. Logo, reflete na produção e no desenvolvimento do negócio. Por outro lado, comportamentos antiéticos prejudicam o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores.

I. Reconhecer como legítimos e respeitar os direitos individuais dos empregados, sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo da Empresa. II. Garantir um ambiente de trabalho adequado, visando a segurança, higiene, saúde e bem-estar de todos os que atuam em suas dependências.

A importância da ética
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.

Há algumas atitudes essenciais que se aplicam a todas as atividades, como honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Há também outros pré-requisitos para ser um profissional ético, como veremos a seguir.

Se a ética é um conjunto de saberes que procuram definir o que é certo e errado com base na análise da moral, a ética profissional é a aplicação desses saberes no campo do exercício da atividade de profissionais, ou seja, daqueles que exercem profissões.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Definição de Ética: O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Tipos de ética

  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

Dessa forma, ser ético no ambiente de trabalho significa tomar atitudes que não infrinjam as regras e padrões adotados pelas empresas. É proceder conforme as normas, valores e missão do negócio, sem prejudicar o próximo, seja ele um colega de trabalho ou um cliente.

A moral tem a ver com as condutas, com os costumes tradicionais de um determinado grupo. Há condutas moralmente corretas, e há condutas moralmente condenáveis (ou imorais). Já a ética, enquanto ciência das condutas, consiste num exame ou reflexão sobre o significado dos valores morais.

A falta de ética é a ausência de comportamento ético no ambiente de trabalho. A falta dele pode ter consequências graves no trabalho.