O que é estereótipo?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada pelo senso comum sobre algo ou alguém, é utilizado especialmente para delinear e rotular distinções quanto a aparência, naturalidade e comportamento.

O Estereótipo é um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica. Em resumo, os estereótipos são impressões, pré-conceitos e “rótulos” criados de maneira generalizada e simplificada pelo senso comum.

É aquele associado às raças, etnias e culturas. Alguns exemplos são: todos os japoneses são inteligentes, todos os árabes são terroristas, todos os portugueses são burros ou todas as brasileiras são oferecidas.

De fato, no âmbito da Psicologia Social, de um modo geral, os estereótipos são considerados como formas de conhecimento sobre indivíduos, tomados coletivamente e caracterizados por uma falsa representação (cf. AMOSSY e PIERROT, 2001).

O estereótipo de beleza, muitas vezes chamado de “padrão”, é um conceito genérico criado pela sociedade do que é belo e do que é bem aceito, e muitas vezes esses padrões acabam estimulando uma série de preconceitos.

18 sinônimos de estereótipo para 3 sentidos da palavra estereótipo: Ideia repetitiva e pouco original: 1 banalidade, chavão, lugar-comum, modelo, padrão básico, tópico, trivialidade, vulgaridade, clichê.

“Mulheres são mais emotivas, deixam o ambiente propício a intrigas e fofocas” “Ela está assim porque deve estar de TPM” “Ela é muito mandona” (mulheres são recorrentemente chamadas de mandonas, simplesmente por demonstrarem maior assertividade)

O estereótipo racial e cultural é aquele em que uma pessoa ou grupo é categorizado de determinada maneira a partir da sua raça, costumes e tradições. Este tipo de estereótipo é baseado em ideias simplistas e irreais sobre determinada etnia, raça ou cultura.

Quando por meio da interação cultural os significados e valores são mal interpretados, surgem problemas entre grupos, surgem os estereótipos, as representações sociais estereotipadas.

Estudo mostra que padrões aumentam chances de jovens desenvolverem depressão e até cometerem suicídio. Não importa onde você cresceu, os estereótipos de gênero afetam sua saúde física e mental. Pelo menos é isso que mostra um estudo feito em 15 países publicado no periódico Journal of Adolescent Health.