O que e empreendedorismo?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Apesar de ser um termo bastante utilizado no mundo dos negócios, empreendedorismo nada mais é que o ato de empreender – por em execução, fazer, realizar. Pode ser começar uma empresa, um projeto no trabalho, uma ação no bairro: o importante é ter uma ideia e trabalhar para fazer acontecer.

A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.

O empreendedorismo é bom para a sociedade
Além da geração de empregos, que falamos anteriormente, um negócio voltado para a sociedade gera inclusão social e torna a tecnologia ainda mais acessível, estimulando o cidadão a adquirir produtos e serviços aos quais antes não tinha acesso.

Um empreendedor precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios, inclusive com novos produtos e serviços. As pessoas com essas características geralmente agem com proatividade e estão preparadas para situações adversas.

Termo surgiu com o início da industrialização e ganhou força com o teórico Joseph Schumpeter. A história do empreendedorismo se confunde com a história do próprio homem, pois acredita-se que o “comportamento empreendedor” sempre existiu e que foi ele que impulsionou a sociedade a criar, construir e evoluir.

Empreendedorismo é a capacidade de criar e implementar novos negócios ou inovar, explorando novos mercados em empresas já consolidadas. Quem empreende mobiliza e gerencia recursos para gerar algum tipo de valor. Esses recursos podem ser dinheiro, matéria-prima, mão de obra e máquinas, entre outros.

Leia e conheça as 5 dicas que trouxemos!

  1. Conheça seu segmento a fundo. Um dos primeiros passos para ser uma empreendedora de sucesso é conhecer a fundo seu nicho, ou seja, sua área de atuação. ...
  2. Tenha confiança e paciência. ...
  3. Desenvolva um plano de negócios. ...
  4. Invista em atualização. ...
  5. Cuide de sua mente, emoções e sentimentos.

Porém, há outros valores que permeiam o empreendedorismo, mas em menor escala, a exemplo do que ocorre em outras atividades humanas. Basicamente, o empreendedorismo apóia-se em uma tríade: ação, valor e finalidade.

Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

  • 1 – Individual. Como o nome diz, essa categoria se refere às pessoas que empreendem sozinhas ou com, no máximo, um funcionário. ...
  • 2 – Informal. ...
  • 3 – Cooperado. ...
  • 4 – Franqueado e corporativo. ...
  • 5 – Social. ...
  • 6 – Serial.

A maior parte dos empreendimentos no Brasil misturam vários tipos. Um profissional liberal que oferece seus serviços pela Internet, por exemplo, é usa o empreendedorismo individual e digital. Ao mesmo tempo, vários empreendedores que se juntam para um projeto ambiental combinam o cooperativo e social.

Nesse contexto, surgem as atitudes empreendedoras — comportamentos das pessoas que buscam identificar oportunidades e solucionar problemas e conflitos. Com isso, assumem riscos e grandes responsabilidades. Como ter atitudes empreendedoras?