O que é empatia?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 28 de junho de 2023
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A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se em compartilhar, e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.

O que é empatia? Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possivel entender o sentimentos e as emoções do outro.

A empatia refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos e experiências de forma profunda. É a habilidade de entender e compartilhar as emoções de alguém, sendo capaz de se conectar emocionalmente e oferecer suporte.

Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem-sucedida.

Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.

O que é a empatia:
Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.

Confira os detalhes de cada um:

  • #1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro.
  • #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro.
  • #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.

Uma pessoa com baixa empatia é incapaz de compreender uma situação sob um ponto de vista que não seja o dela mesma. Mesmo que outras pessoas envolvidas expliquem a situação sob outro olhar, esse indivíduo dificilmente compreenderá.

Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. Afinal, querem se colocar na situação da outra pessoa. Para entender de verdade as dificuldades ou triunfos que a outra pessoa está sentindo, eles querem saber todos os detalhes sobre o que está ocorrendo na vida da outra pessoa.

1) Compreender as habilidades pertencentes a subclasse Solução de Problemas Interpessoais. 2) Desenvolver habilidades de analisar problemas e tomar decisões. 3) Ouvir a opinião do outro. 4) Expressar seus sentimentos e opiniões através de recursos alternativos de comunicação.

A empatia leva as pessoas a ajudar umas às outras; está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A inteligência emocional pode ser dividida em 4 habilidades, que são:

  • Conscientização. Antes de mais nada, para melhorar de alguma situação, é preciso conhecer e saber o que ela é. ...
  • Canalizar emoções. ...
  • Motivação. ...
  • Saber reconhecer outras emoções.

Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

6 dicas para desenvolver a habilidade da empatia

  1. Procure sorrir sempre.
  2. Dê prioridade aos problemas dos outros.
  3. Não julgue sem saber.
  4. Seja gentil se não puder ouvir no momento.
  5. Evite demonstrar pressa, tédio ou cansaço.
  6. Use a sua linguagem corporal.

Sensibilidades para sentir: 1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.