O que é dignidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

A dignidade baseia-se no reconhecimento da pessoa digna de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros.

1 Modo de proceder que transmite respeito; autoridade, honra, nobreza. 2 Qualidade do que é nobre; elevação ou grandeza moral. 3 Autoridade moral; honestidade, honra, autoridade, gravidade.

Dignidade é a qualidade de quem é digno, ou seja, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência, com honestidade. A dignidade de um indivíduo representa a sua “integridade moral”. Um ataque a essa dignidade é caracterizado como “danos morais”. Se comprovado pela justiça, é cabível uma reparação do acusador.

Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores, com a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos. A dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental do Brasil.

Dignidade – Uma Reflexão Sobre Essa Qualidade em Nossa Vida

  1. Tratar a Todos Com Respeito.
  2. Ser Tolerante em Relação às Diferenças.
  3. Agir Com Honestidade.
  4. Ter Humildade.
  5. Respeitar a Privacidade das Pessoas.
  6. Contribuir Para uma Sociedade Mais Digna e Justa.

O que é a dignidade humana? A grosso modo, é um valor intrínseco à característica de ser humano que lhe assegura uma série de direitos, em face do respeito à condição humana.

É prática em que priorizamos a nós mesmos sem esquecer a prioridade do outro.

i) dignidade de mérito; ii) dignidade de estatura moral; e, iii) dignidade de identidade.

31 sinônimos de dignidade para 4 sentidos da palavra dignidade: Qualidade que infunde respeito: 1 elevação, distinção, brio, autoridade, excelência, formalidade, grandeza, gravidade, hombridade, honestidade, honra, honradez, integridade, majestade, nobreza, respeitabilidade, solenidade, virtude.

Ora, o modo mais direto de violação do princípio da dignidade da pessoa humana é a não efetivação ou violação dos direitos fundamentais do homem, haja vista sua íntima relação.