O que é crise existencial?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Em psicologia e psicoterapia, as crises existenciais são conflitos internos caracterizados pela impressão de que a vida carece de sentido. Alguns autores também enfatizam a confusão sobre a identidade pessoal em sua definição.

Sintomas de uma crise existencial
Os principais e mais conhecidos sintomas são a ansiedade, insatisfação, insônia, estafa mental, pessimismo, pensamentos intensos sobre a morte e também a vontade de se isolar.

O sentimento-chave deste tipo de crise é a sensação de que a base da sua vida (família, relacionamento, trabalho, objetivos pessoais) está abalada, ameaçando a sua segurança emocional e física.

Normalmente, a crise existencial se desenvolve a partir de um acontecimento com forte impacto, como a perda de um emprego, a morte de alguém muito querido, o término de um relacionamento amoroso, entre outros. Cada indivíduo tem a sua própria forma de agir e sentir essas situações.

De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

Então, é importante entender que a crise passa. E que uma (ou mais de uma) crise existencial durante a vida é normal, e até saudável. Mas, mesmo tendo seu lado positivo, o estado de crise existencial traz grande desconforto e solidão. Além de poder, até mesmo, desencadear ideações suicidas.

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

Psicoterapia. O psicólogo irá te ajudar não apenas a reconhecer e controlar as crises emocionais, mas também te ajudará em outras questões que precisam de atenção. Além disso, ele irá te ajudar a se conhecer melhor e assim, será possível e se tornará mais fácil identificar os sintomas de uma crise.

A crise existencial pode ocorrer, por exemplo, em marcos de idade, como a chegada aos 30, 40, 50 anos. Durante e no final da adolescência, esse quadro também pode acontecer. Datas comemorativas costumam igualmente desencadear em crises, como é o caso da depressão em idosos no final do ano.

Essa sensação de perda do sentido e o constante questionamento sobre a própria existência traz ao indivíduo uma enorme angústia, que pode até desencadear ansiedade e atrapalhar o convívio social. O conceito de crise existencial foi primeiramente estudado em 1929, por Kazimierz Dabrowski e Irvin D.

A seguir, trago detalhes sobre algumas subdivisões das crises convulsivas.

  • Crise Generalizada Tônico-clônica.
  • Crise Atônica.
  • Crise Generalizada de Ausência.
  • Crise Mioclônica.
  • Espasmos epiléticos.

“Crise existencial”. Este é o termo atribuído à adolescência, período em que ocorre uma grande transformação no jovem que deixa para trás a sua infância e passa a visualizar as responsabilidades da vida adulta. Portanto, eles realmente passam por uma experiência de perda e de luto.