O que é criptografia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Criptografia é uma área da criptologia que estuda e prática princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados "adversários". Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.

A criptografia envolve o uso de uma chave criptográfica, um conjunto de valores matemáticos com os quais tanto o remetente quanto o destinatário concordam. O destinatário usa a chave para descriptografar os dados, transformando-os de volta em texto simples legível.

De forma simples, podemos dizer que a criptografia é um conjunto de técnicas que transformam dados em códigos que só podem ser decifrados por quem tenha a chave de acesso.

Criptografar é o processo de converter um texto simples em um formato ilegível (texto cifrado) com um algoritmo e uma chave. Já a descriptografia é o processo de converter esse texto cifrado de volta em seu formato de texto simples original, com a mesma chave ou com uma diferente.

A criptografia é a utilização de cifras ou códigos para escrever algo sigiloso em documentos e dados confidenciais por redes locais ou pela internet. Sua utilização é tão antiga como a escrita.

O que é a criptografia na rede de Internet, chaves e protocolos? A criptografia na rede de Internet, em geral, está presente em procedimentos que exigem a inserção de informações pessoais em formulários online, como em sites de instituições financeiras, lojas virtuais e páginas de órgãos do governo.

AES (Advanced Encryption Standard)

AES (Advanced Encryption Standard)
É um dos algoritmos de criptografia mais seguros da atualidade, sendo utilizado até mesmo pelo Governo dos Estados Unidos e, também, por diversas organizações de segurança.

Advanced Encryption Standard (AES)

Advanced Encryption Standard (AES)
AES é a criptografia avançada, reconhecidamente o melhor método que há atualmente. Em 128 bits, a criptografia se torna mais forte porque também é receptiva às chaves de 192 e 256 bits. O seu padrão é reforçado, o que garante maior segurança.

A principal vantagem do AES sobre o DES é o tamanho das chaves geradas, cujo comprimento pode ser de até 256 bits, tornando-as mais difíceis de decifrar por usuários não autorizados. Além disso, o algoritmo de criptografia AES é mais rápido, já que é matematicamente mais eficiente.

Ela está presente no preenchimento de formulários em sites financeiros, institucionais e do governo. Até mesmo no seu Whatsapp, quando você clica no símbolo do cadeado que aparece antes de algumas mensagens, é possível ver os detalhes de segurança do aplicativo. Tudo isso é criptografia.

Todas as mensagens trocadas no WhatsApp contam com a segurança do mesmo protocolo de criptografia Signal que protege as mensagens antes que elas saiam do seu aparelho. Quando você envia uma mensagem para uma empresa, sua mensagem é entregue de forma segura ao destino escolhido pela empresa.

Por fim, quando nos referimos a criptografar uma mensagem, relacionamos com a ocultação de informações com base na sintaxe da mensagem, ou seja, alterando os símbolos que a compõe; em troca, a codificação se baseia na alteração semântica da mensagem, o que está relacionado com o significado da informação.

Criptografar todas as mensagens de saída
escolha Opções >Central de Confiança > Configurações do Centro de Confiança. Na guia Segurança Email, em Email criptografado, selecione a caixa de seleção Criptografar conteúdo e anexos para mensagens de saída.

Clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em um arquivo ou pasta e selecione Propriedades. Selecione o botão Avançado e marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo para proteger os dados. Selecione OK para fechar a janela Atributos Avançados, selecione Aplicar e, em seguida, selecione OK.

A primeira mensagem criptografa que se tem conhecimento é datada de 1900 a.C. e foi encontrada no Egito. Antes do desenvolvimento de sistemas postais e transmissões elétricas de mensagens, a maneira mais comum de mandar uma mensagem era através de um mensageiro privado.