O que é corpus christi?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini, e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica ...

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

Qual a origem da comemoração de Corpus Christi? A data começou a ser comemorada na Idade Média. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja para celebrar a eucaristia.

O cálculo é o seguinte: a festa acontece na quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade —que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes. O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa. Portanto, o Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa.

Corpus Christi é uma festa tradicional da Igreja Católica, onde os fiéis celebram a presença de Cristo na Eucaristia. A eucaristia é o “reconhecimento” ou “ação de graça” em memória da morte sacrificial e ressurreição de Cristo.

Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”.

O dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira porque é comemorado 60 dias após o domingo de Páscoa. E como o domingo de Páscoa não possui um dia fixo, como o Natal (25 de dezembro), Corpus Christi também segue o mesmo padrão.

Que cada dia você seja abençoado com a presença e orientação de Cristo. Feliz Corpus Christi. Que o Senhor nos guie a todos na vida com sua imensa sabedoria e presença abençoada. Que você sinta a presença divina de Cristo em todas as lutas que enfrentar na vida.

A festa de Corpus Christi é celebrada por católicos e por algumas igrejas anglicanas, mas não faz parte do calendário religioso de cristãos ortodoxos e protestantes.

Em meados do século XIII aconteceu, na Itália, o milagre eucarístico de Bolsena. Um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava em viagem pelo país, duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração.

Mas como surgiu essa tradição? Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial no feriado de Corpus Christi.

Folga depende da lei em cada município. Serviço público federal tem ponto facultativo. O dia de Corpus Christi, que neste ano é comemorado na próxima quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional.