O que é compostagem?

Perguntado por: acastro4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.

A composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e barata para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha. Esse lixo representa a metade dos resíduos gerados pelas residências e, com uma mãozinha, pode ser transformado em um poderoso adubo para hortas e jardins.

Passo a passo para fazer uma composteira em casa
Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço. Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem. Como uma planta, regue sua composteira se fizer muito sol ou calor porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.

Conheça os tipos de compostagem doméstica e escolha o ideal para você

  • 4.1. Compostagem no tambor rotativo.
  • 4.2. Compostagem em cilindro aerado.
  • 4.3. Método Lages de Compostagem.
  • 4.4. Biodigestor residencial.
  • 4.5. Compostagem com folhas secas.

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

Esse processo é realizado por micro-organismos, como fungos e bactérias; além de minhocas, que são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Portanto, a compostagem é utilizada como uma forma sustentável de reciclagem da matéria orgânica.

Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca.

A compostagem doméstica é uma das soluções mais viáveis e adequadas à problemática dos resíduos sólidos nas grandes cidades. O processo consiste em “digerir” a matéria orgânica por meio de processos com ou sem a presença de oxigênio. Ele tem como produto final o húmus, que pode ser utilizado como fertilizante natural.

O sistema de coleta de compostagem em baldes (aeróbico) apresentou como vantagens principais à produção de composto leve e pronto para uso, sem formação de odores, porém, exige mais manutenção (como desvantagem), pois é preciso pelo menos uma vez por semana à adição de casca de arroz para melhorar a drenagem e ...