O que é cognição?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cognição é uma função psicológica individual ou coletiva filosoficamente conservadora actuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Também conhecida como capacidade cognitiva ou até mesmo desenvolvimento cognitivo, a cognição é um termo usado para se referir à capacidade de adquirir conhecimento e desenvolver emoções, tendo como base o raciocínio, linguagem e memória, dentre outros.

Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

Funções cognitivas são as operações mentais realizadas pelo cérebro para processar informações. Por meio dessas operações, ele trabalha com as referências que o cercam, armazenando-as e analisando-as para tomar as decisões apropriadas.

O que é aprendizagem cognitiva? Em síntese, a aprendizagem cognitiva consiste em um estilo de aprendizagem que se concentra no uso mais eficaz do cérebro com o objetivo de incentivar os alunos a se envolverem de forma ativa e completa no processo de aprendizagem.

Por sua vez, desempenho cognitivo se refere ao desenvolvimento da capacidade de pensar e compreender. Manter o desempenho cognitivo elevado é uma ótima estratégia para quem deseja melhorar a produtividade, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra atividade.

São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.

Entre os mais jovens, a perda cognitiva está mais associada a depressão, ansiedade, estresse excessivo, insônia e outros distúrbios do sono, etc. Já em pessoas um pouco mais velhas, é preciso pontuar que há um maior risco de ser consequência de alguma doença neurodegenerativa, como a Doença de Alzheimer.

As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.

O neuropsicólogo é fundamental para a realização deste serviço pois ele poderá levantar adequadamente dados clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção.