O que é clonar um número de celular?

Perguntado por: baguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

No o SIM swap (troca de chip) de forma simples, é uma clonagem de número de telefone por troca de SIM Card, conforme comentamos logo acima. Assim, o criminoso consegue vincular o seu número a um novo chip para conseguir receber suas ligações, e mensagens SMS e ter acesso a suas contas de redes sociais, por exemplo.

Recebe mensagens ou ligações estranhas: se você passa a receber mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas ou de números não identificados, pode ser um sinal de que o número foi clonado. Se, durante uma ligação, existem barulhos estranhos, isso também indica a presença de hackers no aparelho.

Existem várias abordagens para a clonagem de celular. Entre elas está o SIM Swap e a clonagem de chip, técnicas utilizadas por criminosos para roubar linhas telefônicas das vítimas. Também é possível invadir smartphones via software, através de um aplicativo espião.

Como saber se o celular foi clonado? Para saber se seu celular foi clonado, desconfie caso seu dispositivo apresente algum programa estranho como ficar lento, ter um consumo excessivo de dados móveis, aplicativos que você não instalou ou até mesmo a bateria acabando rapidamente.

Um dos crimes que acontecem graças a utilização desses dados é o SIM Swap (ou clonagem de chip), uma das modalidades de golpe mais difíceis de identificar. Nesse golpe, o fraudador migra o número de telefone da vítima para um chip SIM e, dessa forma, tem acesso ao celular da vítima.

Se você suspeita que outra pessoa está utilizando sua conta do WhatsApp, notifique seus familiares e amigos, pois essa pessoa pode tentar se passar por você em conversas individuais e em grupos. Lembre-se de que o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho.

Como evitar que seu celular seja clonado

  1. Atualize a senha do celular constantemente. ...
  2. Não clique em links suspeitos. ...
  3. Ative a verificação em duas etapas. ...
  4. Evite usar Wi-Fi público. ...
  5. Não compartilhe informações pessoais. ...
  6. Não conceda acesso ao celular em computadores compartilhados.

Um dos sinais mais comuns de hackeamento de telefone é a queda no desempenho. Se os sites estão demorando muito para carregar ou se seus aplicativos estão travando repentinamente quando você os usa, o malware pode estar consumindo a largura de banda ou o poder de processamento do seu telefone.

1. Conferir aviso de conta do WhatsApp clonada. É altamente improvável que o mesmo número do WhatsApp seja usado em dois celulares simultaneamente. Portanto, se alguém obtiver acesso e autenticar sua conta em outro aparelho, você receberá um aviso informando que seu número está sendo usado em outro lugar.

Qual é o número de 3 dígitos para ver se seu celular está grampeado? Se seu celular estiver em uma rede CDMA como Verizon ou US Cellular, discar o código *72 lhe dirá se alguma de suas ligações ou dados está sendo encaminhada para outro número. Disque *#002# para descobrir esse tipo de grampo em redes GSM.

Como eu sei se meu celular está grampeado? O aparelho fica quente ou a bateria acaba muito rápido. O celular descarregará e aquecerá quando infectado por spyware que monitora constantemente as chamadas e a atividade telefônica, já que estará forçando o uso do processador.

Utilize apps de rastreio
Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.

Para recuperar um WhatsApp clonado é necessário instalar novamente o aplicativo para fazer login com seu número de telefone.

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Com o número de telefone da outra pessoa, o bandido pode ligar para todos os contatos ou entrar em contato via WhatsApp e aplicar inúmeros golpes. Pode até fazer backups de fotos e mensagens. Pode ainda entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando o cartão de crédito já cadastrado na plataforma.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.