O que é ciclomotor?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna ou elétrico, cuja cilindrada não exceda 50 cm³ ou 4 kW e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h. Por conta do limite de 50 cc de cilindrada, estes veículos são popularmente conhecidos no Brasil como cinquentinha.

Afinal, o ciclomotor é uma moto equipada com motor a combustão de até 50 cilindradas. A motoneta, por sua vez, nada mais é do que uma moto na qual o condutor pilota na posição sentada – com as duas pernas para a frente, diferentemente das motocicletas, que são pilotadas na posição montada.

O anexo I do CTB define o ciclomotor como “veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.”

Quanto ao desempenho, as cinquentinhas Shineray têm motor monocilíndrico entregando 2,7cv de potência e 0,2kgfm de torque. A velocidade máxima é de 75km/h.

Motociclo ou motocicleta (também conhecida simplesmente por motoca, moto ou ainda mota), é um veículo motorizado de duas rodas e tracção traseira e salvo raras excepções, capaz de desenvolver velocidade de cruzeiro com segurança e conforto.

Motoneta: são os veículos automotores de duas rodas, dirigidos em posição sentada; Ciclomotor: é o veículo de duas ou três rodas, com motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta cm³ e a velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta km/h.

A Honda Biz é uma motoneta desenvolvida e produzida pela Honda desde 1998, tendo sido criada com o propósito de ser um meio de transporte prático para a locomoção urbana. Possui três tipos de motorização: de 100, 110 e de 125 centímetros cúbicos de cilindrada.

DESCRIÇÃO: Ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora.

Para o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o ideal é que os ciclomotores, equipamentos que podem atingir velocidade máxima de 50 quilômetros horários (km/h), circulem em vias destinadas aos automóveis e motocicletas.

A motoneta, independente da cilindrada, é conduzida de uma forma que o condutor, pilote sentado (com as duas pernas para a frente). Já a motocicleta, o condutor pilota montado (uma perna para cada lado). Já os ciclomotores, segundo o CTB, são os veículos de duas rodas que tem motor quatro tempos, de até 50 cm³.

A cinquentinha tem consumo médio de 69,4 km/l, o que já é um marco interessante. Porém, em certas situações, esta valor pode ultrapassar os 100 km/l. Rodando a velocidade constante de 30 km/h, o modelo é capaz de fazer até 105 km/l, segundo divulga a Honda.

Oferece potência máxima de 3,0 cv a 8.400 rpm e torque máximo de 0,285 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio tem quatro marchas e embreagem centrífuga automática: basta pisar no pedal para trocar de marcha.