O que é carma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Karma ou carma significa em sânscrito uma ação, obra ou feito, e seu efeito ou consequências. Nas religiões indianas, o termo refere-se mais especificamente a um princípio de causa e efeito, muitas ...

Significado de Carma
[Informal] Coisa, pessoa ou situação desagradável, com a qual se tem que conviver durante toda a vida: minha sogra é meu carma!

Uma karma é uma dor não chorada - de uma vida passada. Não foi feito o luto. Um karma de amor é uma dor de amor, lá de trás que não foi libertada, que mora em nós e vaza de vida para vida.

Na verdade existem dois tipos de carma: um que requer nosso esforço e aprendizado para sair e um outro do qual não possuímos saída alguma. Se pararmos para observar nossas vidas e as vidas das pessoas mais próximas a nós, poderemos confirmar essa tese.

É aceitar a inércia repetitiva das escolhas passadas como inevitável ou forte demais para se opor a elas. É sucumbir ao carma em vez de usar aquilo que o passado produziu como um pavimento sobre o qual saltamos, investindo nesse salto com significado criativo, gerador de futuro.

Karma, nas religiões e filosofias orientais, está relacionado ao princípio de causa e efeito que liga os seres ao Samsara, ou seja, ao ciclo de vida, morte e renascimento. Os princípios do Karma se desenvolveram dos Upanisads Védicos e são fundamentais no Hinduísmo, Budismo, Jainismo e outras religiões orientais.

O carma familiar também é muito fácil de identificar. São aquelas famílias cheias de conflitos e guerras emocionais, onde a harmonia não consegue reinar. O carma familiar é a transmissão de padrões de geração para geração.

Os relacionamentos cármicos acontecem quando duas pessoas precisam resolver assuntos pendentes de vidas passadas. A atração entre os que vivem um relacionamento cármico costuma ser intensa, logo que se veem sentem a necessidade de ficar próximos, têm a sensação que se conhecem de outras vidas.

É aquele que a pessoa absorve para si mesma a partir de uma escolha. Também chamado de “egokarma” ou “karma egoico”, está relacionado com a vida íntima. Por exemplo, a pessoa que é fumante e acaba gerando um câncer pulmonar; ou alguém superprotetor que sempre arca com os problemas dos outros.

Você precisará deixar de se apegar tanto ao passado e ao medo da perda e passar a acreditar mais em si mesmo. Para se libertar do Karma, deverá viver o amor como algo a ser compartilhado e deverá aprender a se amar com o que tem dentro de si mesmo.

A chamada Idade do Carma é encontrada através da nossa data de nascimento, reduzindo-a a dois dígitos, que serão referentes à nossa idade. Consideramos então, que a liberação ocorre 3 anos antes da Idade e 3 anos depois, ou seja durante 7 anos. A Idade será o período mais crítico dos acontecimentos.

Como saber se tenho lembranças de vidas passadas?

  1. traumas e fobias sem origem clara, como medo de voar sem nunca ter andado de avião;
  2. déjà vus recorrentes;
  3. sonhos e pesadelos sobre a mesma coisa;
  4. medos e inseguranças;
  5. forte atração por um evento histórico, cultura ou época;
  6. marcas de nascença.

O carma ainda é visto por muitas pessoas como algo negativo, um castigo, algo que se deve pagar por não se cumprir de maneira positiva a "lição de casa" imposta pela vida. Essa visão de carma ainda carrega a noção de pecado que a Igreja impôs a nós todos, carregada de nossos medos e desesperanças.

Esse é um exercício de visualização, que serve para limpar e purificar a sua aura de todos os resíduos cármicos que você carrega consigo.

O amor de vidas passadas é constituído por laços afetivos extremamente fortes, um sentimento verdadeiro e caracterizado por uma identificação ímpar com a outra pessoa, que vai além do mundo físico. Por que não nos lembramos de outras vidas? O que trazemos de existências passadas?

5 sinônimos de karma para 1 sentido da palavra karma: No hinduísmo e no budismo: 1 carma, ação e reação, causa e efeito, causalidade moral, encadeamento de causas.